Presidente do STF esquiva-se de comentar movimentação por impeachment

Ricardo Lewandowski disse que vivemos um momento de crise econômica mundial que atinge o país; ele participou de solenidade no Tribunal de Justiça

iG Minas Gerais | Denise Motta |

POLITICA - BELO HORIZONTE - MG - LOURDES - TRIBUNAL DE JUSTICA MILITAR MG .  O MINISTRO E PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL  RICARDO LEWANDOWSKI RECEBE O COLAR DO MERITO JUDICIARIO MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAES . 
FOTO : JOAO GODINHO / O TEMPO 13.03.2015
JOAO GODINHO / O TEMPO
POLITICA - BELO HORIZONTE - MG - LOURDES - TRIBUNAL DE JUSTICA MILITAR MG . O MINISTRO E PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RICARDO LEWANDOWSKI RECEBE O COLAR DO MERITO JUDICIARIO MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAES . FOTO : JOAO GODINHO / O TEMPO 13.03.2015

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski esquivou-se de comentar sobre a movimentação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nesta sexta-feira (13). Ele participou de solenidade no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, na região centro-sul da capital, onde foi agraciado com uma comenda

Em discurso, o presidente do Supremo ressaltou a importância do princípio federativo da constituição, "pois vivemos em um país continental, onde é preciso valorizar as realidades locais".

Lewandowski, também em discurso, disse que vivemos um momento de crise econômica mundial que atinge o país, citou a crise política e avaliou que parte do mundo vive uma "convulsão" e que há "instabilidade tremenda" o que possibilita colocar o Brasil em xeque, "enquanto independente".

Ao final da solenidade, em entrevista a jornalistas, foi questionado sobre impeachment de Dilma e respondeu que não é papel do judiciário avaliar este tipo de questão.

Em caso de impeachment da presidente da República, o presidente do STF é o quarto na linha de sucessão, atrás do vice-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Leia tudo sobre: Ricardo LewandowskiSTF