Chanceler brasileiro se reuniu com presidente do Paraguai

Vieira declarou que, para o governo da presidente Dilma Rousseff, a relação com o Paraguai "é estratégica e importante"

iG Minas Gerais | AFP |

Mauro Vieira vai visitar o Paragua
José Cruz/ Agência Brasil
Mauro Vieira vai visitar o Paragua

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, recebeu nesta sexta-feira no Palácio do Governo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que chegou ao país para sua primeira visita oficial após assumir a pasta em 1º de janeiro.

Vieira declarou que, para o governo da presidente Dilma Rousseff, a relação com o Paraguai "é estratégica e importante".

"Queremos continuar a aprofundar nossas relações bilaterais em todos os aspectos", disse ele.

O ministro admitiu que parte das discussões com o seu colega Eladio Loizaga se concentraram nos desafios comerciais, "um dos focos que tem crescido de uma forma muito positiva nos últimos anos."

Os dois ministros das Relações Exteriores examinaram questões sobre investimentos em setores estratégicos, a revitalização do comércio fronteiriço, a integração energética, a recuperação do transporte fluvial, a estreita cooperação em questões jurídicas e a cooperação bilateral nas áreas de educação, cultura, segurança e defesa, segundo uma declaração conjunta.

"Acreditamos que a visita do chanceler vem reforçar e aprofundar as excelentes relações vividas por  ambos os países em vários campos", comentou o ministro paraguaio Loizaga.

Por fim, o secretário de Estado paraguaio agradeceu o brasileiro pela cooperação da polícia e da justiça para a captura do fugitivo Vilmar Acosta, acusado no Paraguai de planejar o assassinato de um jornalista em outubro de 2014.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave