Incentivo ao esporte é alvo do governo

Alunos de 63 escolas públicas serão poderão participar do programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes

iG Minas Gerais |

Esportes. 

Cada estudante contemplado com o programa poderá se inscrever em três modalidades diferentes
RICARDO LIMA
Esportes. Cada estudante contemplado com o programa poderá se inscrever em três modalidades diferentes

Estudantes de 63 escolas públicas de Contagem serão contemplados com o Programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selju), está recebendo as fichas de cadastro dos alunos, que poderão participar de até três modalidades esportivas.

A Selju enviou para as escolas o material informativo sobre o programa que devem retornar com as fichas preenchidas, com o nome dos estudantes já inscritos. Com investimentos da ordem de R$ 3,28 milhões oriundos do governo federal e uma contrapartida de R$ 262,73 mil da prefeitura, o programa vai beneficiar, na primeira fase, cerca de 9.450 estudantes, entre seis e 17 anos. As inscrições permanecem abertas e os alunos interessados devem se inscrever na diretoria da escola em que estudam.

“Trata-se de um programa dinâmico, abrangente, que levará o ensino e a prática do esporte para crianças e jovens, favorecendo o seu crescimento, a saúde, o rendimento escolar e revelando talentos esportivos na cidade, em todas as idades”, explicou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Prado. De acordo com o secretário, a prefeitura será responsável pela coordenação geral, a seleção de professores, o acompanhamento, a realização de festivais esportivos, além do repasse de informações e prestação de contas ao Ministério dos Esportes. A previsão é que o programa seja iniciado em breve.

Prado explicou, ainda, que a prefeitura está finalizando o processo de licitação para a compra do material esportivo e equipamento, e as placas de identificação dos núcleos já foram licitadas. Os professores de Educação Física já foram selecionados em Processo Seletivo Simplificado (PSS), pela prefeitura e vão obter capacitação do Ministério dos Esportes. Além das quadras das escolas, o programa será desenvolvido em ginásios poliesportivos, clubes e praças, devido à abrangência territorial do município e número de beneficiados.

O programa

O Programa Segundo Tempo integra o Projeto Legado Social Esportivo e de Lazer nas Cidades-Sede e Regiões Metropolitanas da Copa do Mundo. O objetivo é atender alunos, regularmente matriculados nas escolas do município, que poderão participar de até três das modalidades esportivas (duas coletivas e uma individual) oferecidas. As modalidades são voleibol, handebol, basquete, futebol de campo, hockey, xadrez, tênis de mesa, além de outras atividades complementares escolhidas pelo professor.

A equipe do programa será composta por um coordenador geral; um coordenador pedagógico; quatro coordenadores setoriais; 63 coordenadores de núcleos, que são professores de Educação Física, e 63 monitores, estudantes do curso de graduação em Educação Física, além de dois técnicos administrativos. As aulas vão ocorrer no contraturno em que o aluno estuda, dois dias da semana, durante quatro horas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave