Mulheres de destaque recebem homenagens do Legislativo

Agraciadas foram indicadas pelos parlamentares e receberam a condecoração de Mérito da Mulher Contagense, valorizando a luta pela igualdade e contra o preconceito

iG Minas Gerais |

Solenidade. 
Parlamentares indicaram 20 nomes para receber uma homenagem do Mérito da Mulher Contagense, na Câmara Municipal
LORENA CARAZZA
Solenidade. Parlamentares indicaram 20 nomes para receber uma homenagem do Mérito da Mulher Contagense, na Câmara Municipal

Em virtude do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o poder Legislativo de Contagem realizou, na última segunda-feira (9), uma solenidade para celebrar todas as mulheres que, a cada dia, contribuem para o engrandecimento do município.

Chefes de família, religiosas, professoras, empresárias, doutoras, filantropas, são alguns dos mais variados perfis das 20 homenageadas da noite que, representando todas as mulheres da cidade, receberam dos vereadores a condecoração do Mérito da Mulher Contagense.

Homenagens

O presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), abriu a solenidade destacando a importância de se celebrar o Dia Internacional da Mulher e de reconhecer sua importância na sociedade.

Em seguida, foi lido o projeto que deu origem à celebração anual do Mérito da Mulher Contagense, resolução de número 011/2009, de autoria do vereador Alex Chiodi (SDD). Antes da entrega das placas comemorativas, o discurso dos vereadores deu o tom das homenagens, ressaltando os desafios cotidianos da mulher contra o preconceito e por mais respeito, liberdade e participação política.

“O que se espera é que a sociedade evolua, cada vez mais, no sentido da busca pela igualdade e valorização feminina, e vocês (homenageadas) fazem parte desse cenário de conquistas e, com certeza, irão, ainda, lutar para a construção de um mundo cada dia mais justo e igualitário”.

Encerrando a solenidade, Teteco lembrou que a homenagem não se restringe apenas às 20 indicadas, e sim a todas as mulheres do município. “Parabenizo as homenageadas pela justa condecoração, pois são grandes merecedoras dos aplausos desta Câmara Municipal. Não poderíamos deixar de lembrar, também, daquelas que nasceram, que moram ou que trabalham aqui em Contagem. Hoje, homenageamos essas valorosas mulheres, que muito contribuem para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, concluiu o presidente.

Presença

Centenas de pessoas prestigiaram o evento, entre amigos e familiares das homenageadas, além de autoridades como o prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), sua equipe de governo, e o deputado federal Newton Cardoso Júnior.

Apesar das interrupções em função das quedas de energia elétrica, a solenidade não perdeu o brilho da noite especial.

Agraciadas

 

Vinte mulheres foram indicadas pelos vereadores da Casa, sendo elas:  – Geralda Rosa Brandão da Rocha – Zenir Maria Soares – Onélia Moreira dos Santos – Maria Machado (Irmã Consolação)  – Marilene Reis – Izis de Moura Soares – Ester Vieira Gomes Leal – Expedita Guimarães Fonseca – Maria Vitória Siqueira – Antônia Gonçalves Fernandes Martins – Dra. Cristina Abranches – Karolina Silva Reis – Ângela Maria de Freitas Paula – Maristhela Gonçalves Moura Bicalho – Maria Dolores Lima de Paiva – Emília de Oliveira – Dra. Cirene Rosa de Oliveira  – Niza Faria  – Maria de Lourdes Amândula – Eliana Moreira

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave