Prefeito assina ordem de serviço e obras começam

Solenidade reuniu representantes do poder público e marcou início das intervenções da Trincheira do Itaú, no cruzamento entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos

iG Minas Gerais |

Oficial. 
Assinatura da ordem de serviço reuniu vereadores e também deputados eleitos na cidade
Ricardo Lima / Prefeitura de Con
Oficial. Assinatura da ordem de serviço reuniu vereadores e também deputados eleitos na cidade

A Prefeitura de Contagem e o Consórcio Pró-Transporte Contagem assinaram, nesta terça-feira (10), a ordem de serviço para o início das obras da Trincheira do Itaú, no cruzamento entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, no bairro Cidade Industrial.

Em entrevista exclusiva, o prefeito Carlin Moura disse ser “o novo trator de Minas”, ao se referir ao canteiro de obras de Contagem. Ele destacou a importância da região para a economia do município, ressaltando a necessidade de se investir em obras de mobilidade urbana nas grandes cidades. “Esta obra faz parte de um pacote de intervenções para melhorar o trânsito que vamos realizar na cidade, por meio de convênio com o governo federal. Priorizamos a construção da Trincheira do Itaú por se tratar de uma área industrial, comercial e residencial. É o principal cruzamento da cidade, por onde passam mais de 70 mil veículos por dia. Precisamos intensificar os investimentos que levem a cidade e o Estado rumo ao crescimento sustentável”.

Durante a solenidade, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivayr Soalheiro, entregou ao representante do Consórcio Pró-Transporte Contagem, Alexandre Humberto Camaratti Manata, a licença ambiental para a execução das obras.

Responsável pela elaboração dos projetos executivos das obras, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Saint Clair Terres, ressaltou que os trabalhos foram desenvolvidos pensando no contexto de menor custo e agilidade nas intervenções. “Fizemos algumas alterações nos projetos executivos, visando a uma obra com menor custo possível e diminuição no tempo de execução. O projeto foi amplamente discutido com diversos setores dos meios público e privado. A trincheira é a solução mais viável para essa região”.

Carlin Moura também ressaltou os esforços conjuntos pela qualidade de vida dos contagenses. “Essa é uma obra que mostra uma Contagem unida, em busca de mais investimentos. Somos uma cidade que sabe construir, edificar. Durante esses dois anos, sempre fui muito bem recebido em Brasília na busca por recursos. O resultado está aí, com a assinatura e início das obras”.

Expectativas

A deputada estadual Marília Campos também esteve presente e ressaltou o empenho da administração municipal para que a obra fosse iniciada. “O governo municipal mostrou competência e compromisso para elaborar os projetos, realizar a licitação e, agora, dar início às obras. É importante afirmar que os municípios, sozinhos, jamais conseguirão resolver os problemas de mobilidade. São fundamentais as parcerias com os governos estadual e federal, e essa obra é um exemplo dessa parceria”.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Teteco, afirmou que a trincheira trará mais qualidade de vida para a população. “A Câmara Municipal não se furtou ao seu papel. Assim que recebeu o projeto, discutiu e aprovou que o Executivo fizesse o financiamento para receber os recursos para a obra. Somos parceiros do governo nessa intervenção”.

José Augusto trabalha em uma indústria que presta serviços para refinarias, passa pelo local todos os dias e aprovou as intervenções. “ O trânsito vai melhorar de verdade. Claro que teremos dificuldades nesse início, mas faz parte do processo. O importante é que, após a conclusão, teremos uma solução para a fluidez do trânsito nessa região”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave