Reforma prevê criação de corredores exclusivos

Além da trincheira, que começou a ser construída nesta semana, também estão previstos quatro novos viadutos, que deverão ligar quatro importantes regiões

iG Minas Gerais |

Expectativa. 
Segundo a PMC, a ideia é promover uma reforma completa de mobilidade em Contagem
Moisés Silva
Expectativa. Segundo a PMC, a ideia é promover uma reforma completa de mobilidade em Contagem

PAC

Verba. Os recursos para as cinco obras (incluindo a trincheira) fazem parte do Programa de Aceleração do Desenvolvimento, o PAC Mobilidade. Ao todo, R$ 220 milhões serão repassados à prefeitura.

A Trincheira do Itaú, que começou a ser construída na terça-feira (10), é a primeira de uma série de intervenções no trânsito de Contagem. A intenção é promover uma reforma na mobilidade da cidade, criando corredores exclusivos de ônibus, nos moldes do Move. Para isso, outras quatro obras têm início previsto até 2016 – não há data para conclusão. Elas vão possibilitar a ligação entre quatro importantes regiões do município: Petrolândia, Industrial, Ressaca e Sede.

Entre as intervenções está a construção de um viaduto sobre a Via Expressa, ligando os bairros Bernardo Monteiro e Petrolândia. A licitação já foi realizada. Nos próximos dias deve ser publicado o edital de licitação para a obra do viaduto da avenida das Américas, sobre outra avenida, a Severino Ballesteros.

Para os próximos meses estão previstas as publicações das concorrências para os viadutos das avenidas das Américas e Teleférico, ambos sobre a BR–040. “Vamos fazer o maior esforço possível para concluir as obras de forma mais ágil. Os usuários do transporte público serão os maiores beneficiários. Queremos aumentar a velocidade dos ônibus e reduzir o tempo de viagem”, afirmou o prefeito de Contagem, Carlin Moura.

Processo

Apesar da promessa de beneficiar o usuário de transporte público, ele será o último a sentir os efeitos das mudanças. Isso porque os corredores só começarão a ser implantados quando todas as cinco intervenções, incluindo a Trincheira do Itaú, estiverem prontas. Só aí começarão as obras para implantar os corredores com faixas exclusivas, como explica o vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Rodrigo Tomaz. “Para fazer os corredores, é preciso que essas obras estejam prontas. Só com esses viadutos e trincheiras será viável fazer a ligação entre as regiões com os corredores exclusivos de ônibus e as estações”, explicou.

As faixas exclusivas que irão fazer parte dos corredores interligando as regiões serão implantadas nas avenidas já existentes em Contagem. Serão três trajetos, Industrial/Ressaca, Industrial/Sede e Petrolândia/Ressaca.

A prefeitura informou que já tem uma ideia do trajeto a ser percorrido pelos ônibus, mas a definição só será feita quando for concluído o projeto executivo, em elaboração.

Coletivos

O desafio da implantação das faixas para ônibus em Contagem, na região metropolitana, será garantir que elas estejam fisicamente separadas das pistas dos demais veículos. “Poucas avenidas de Contagem são largas o suficiente para implantação de corredores segregados. Isso terá que ser bem estudado, pois em Belo Horizonte o Move funcionou onde havia o corredor, mas, onde depende apenas da faixa exclusiva, ainda sofre com congestionamentos”, analisou o professor do departamento de Engenharia de Tráfego da Fumec Márcio Aguiar.

Em Belo Horizonte, as faixas segregadas estão nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado.

O prefeito Carlin Moura salientou que a experiência do Move na capital será usada na elaboração do projeto de corredores de ônibus na cidade. “Vamos fazer procurando corrigir (os erros), com um processo melhor, viabilizando a integração para poder aumentar a velocidade do ônibus da melhor forma possível”.

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