Mulheres organizam marcha pela reunificação em ZDM coreana

Marcha, prevista para 24 de março, será apoiada no sucesso das mulheres para alcançar a paz a fim de fazer avançar a paz na península coreana

iG Minas Gerais | AFP |

Duas ganhadoras do prêmio Nobel da Paz e a feminista americana Gloria Steinem integram um grupo de 30 mulheres que planejam marchar na zona desmilitarizada (ZDM) entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul a favor da reunificação.

Steinem disse, em coletiva de imprensa esta quarta-feira nas Nações Unidas, que a marcha, prevista para 24 de março, será apoiada no sucesso das mulheres para alcançar a paz a fim de fazer avançar a paz na península coreana.

Também participarão da marcha a ativista liberiana Leymah Gbowee, ganhadora do Nobel em 2013 por mobilizar as mulheres do seu país contra a brutal guerra civil, e Mairead Corrigan Maguire, cujos esforços pela paz na Irlanda do Norte lhe renderam o prêmio em 1976.

As organizadoras do ato disseram ter recebido a aprovação inicial do comando da ONU na ZDM para permitir que as mulheres cruzem a partir de Panmunjom, se a Coreia do Sul concordar, mas ainda não receberam uma resposta formal de Seul.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave