Conexão telefônica direta EUA-Cuba já funciona e pode ser ampliada

iG Minas Gerais | AFP |

AFP
undefined

A conexão direta de telecomunicações entre Estados Unidos e Cuba já está em vigor, "inicialmente" só para chamadas telefônicas, mas pode ser ampliada no futuro, informou nesta quarta-feira o monopólio estatal cubano Etecsa.

"Foi estabelecida uma interconexão direta entre Estados Unidos e Cuba, inicialmente para o serviço de chamadas internacionais de voz", disse Etecsa, indicando que o convênio pode ser ampliado a outras modalidades de comunicações mais adiante.

"Esta conexão está amparada no acordo de serviços entre a Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A. Etecsa e a companhia norte-americana IDT Domestic Telecom, Inc. (IDT)", acrescentou em uma nota publicada pelo portal www.cubasi.cu.

Esse é o primeiro acordo assinado entre empresas de EUA e Cuba após a decisão dos presidentes Barack Obama e Raúl Castro de restabelecer relações diplomáticas.

"O restabelecimento das comunicações diretas entre os Estados Unidos e Cuba contribui para oferecer maiores facilidades e melhor qualidade nas comunicações entre os povos de ambas as nações", destacou Etecsa.

Nos Estados Unidos há uma comunidade cubana de quase dois milhões de pessoas que ligam frequentemente para seus familiares na ilha.

Devido ao embargo, imposto por Washington em 1962, estas chamadas eram realizadas através de terceiros países, o que encarecia os custos e prejudicava a qualidade da conexão. 

Após o anúncio de Obama, houve uma grande expectativa entre os cubanos ante a possibilidade de receber serviços de Internet dos Estados Unidos.

A Etecsa não mencionou nada sobre Internet em seu comunicado, mas deixou aberta a possibilidade de ampliar o convênio com a IDT para além das chamadas telefônicas.

Antes do fim de março, o coordenador de comunicações internacionais e informação do Departamento de Estado, Daniel Sepúlveda, deve viajar a Cuba, assim como funcionários dos departamentos de Estado, Comércio e Tesoro, para analisar com os cubanos a aplicação prática das medidas tomadas por Obama.

O inédito acordo entre a Etecsa e a IDT foi anunciado em 20 de fevereiro.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave