Fifa define na segunda se Manaus será sede do futebol na Rio-2016

A preferência da entidade é por cidades mais próximas ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos do próximo ano

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Arena Amazônia receberá quatro jogos durante a Copa do Mundo de 2014
Chico Batata/Agecom
Arena Amazônia receberá quatro jogos durante a Copa do Mundo de 2014

Uma reunião na próxima segunda-feira (16), em Zurique, vai definir as sedes do torneio de futebol da Copa do Mundo. Em fevereiro, o Comitê Organizador dos Jogos do Rio indicou Manaus como uma das sedes do futebol da Olimpíada. A capital do Amazonas é a novidade da lista, que conta também com São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, além do Rio.

Apesar de ser uma competição do COI, o torneio de futebol é organizado em parceria com a Fifa, que tem a palavra final na escolha dos estádios. A entidade máxima do futebol já indicou contrariedades em relação à realização do jogo na capital do Amazonas.

"A Fifa saúda a escolha de dois estádios no Rio de Janeiro, entretanto, não consideramos Manaus como uma primeira opção adequada para ser uma das sedes. A proposta será agora discutida na próxima reunião do Comitê Organizador dos Torneios Olímpicos de Futebol que acontece na sede da Fifa em Zurique, em 16 de março", afirmou a entidade através de sua assessoria de imprensa.

A preferência da entidade é por cidades mais próximas ao Rio. Dentre as cidades que receberam jogos da Copa, Curitiba (852 km) é a mais próxima a não ser indicada para a Olimpíada.

O presidente do comitê organizador do torneio de futebol é futuro presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero. José Maria Marin, atual mandatário da entidade, e Guilherme Marques, representante da organização dos Jogos.

A Olimpíada terá 58 jogos de futebol -32 no masculino e 26 no feminino. As finais serão no Maracanã. O torneio masculino contará com 16 seleções. Já o feminino terá 12 países.

Leia tudo sobre: jogos olimpicoscoififamanausarena amazonasfutebol