Jogos pela manhã 'forçam' alteração na rotina de clubes da Superliga

Mudanças nos treinos de quem teve jogo marcado para o início do dia são necessárias para não ser surpreendido

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Treinos no local da partida, na véspera do duelo, também são uma prática comum para os times de vôlei
RENATO ARAÚJO - SADA CRUZEIRO
Treinos no local da partida, na véspera do duelo, também são uma prática comum para os times de vôlei

Jogadores de vôlei precisam conviver com uma pequena mudança nos play-offs da Superliga. Acostumados a entrar em quadra durante a noite, muitos deles agora estão defendendo suas equipes na parte da manhã.

Por exigência da rede de televisão de que detém os direitos de transmissão, muitos jogos estão acontecendo mais cedo nesta fase do torneio, obrigando as comissões técnicas a realizarem alterações no tipo de treinamento que antecede os jogos.

Depois de fazer o primeiro jogo das quartas de final no último sábado, às 10h30, Sada Cruzeiro e Montes Claros Vôlei voltam a se enfrentar no próximo sábado, às 12h30, no ginásio Tancredo Neves, no Norte de Minas. Outro time que precisará mudar seu planejamento de atividades é o Minas Tênis Clube, que enfrenta o Vôlei Brasil Kirin-SP, no domingo, às 10h30.

"Em dias de jogos à noite, costumamos treinar pela manhã, mas sem os jogadores realizarem saltos. Fazemos uma atividade de passe e defesa. Com essa novidade, temos que mudar um pouco a rotina. O que devemos fazer é fazer, no dia anterior, um treino tático de manhã e um técnico de tarde. Para o primeiro jogo, que aconteceu à noite, nada mudou, mas para este segundo já vai ter uma pequena mudança", analisa Nery Tambeiro, técnico do Minas.

O Sada Cruzeiro também vai realizar alterações no seu planejamento, mas nada que seja novo para os atletas. A viagem para Montes Claros está marcada para as 23h desta quinta-feira e o único treino no local da segunda partida da série acontece na manhã de sexta.

“Nesta semana começamos a treinar um pouco mais tarde, a partir das 10h30, para ficar mais perto do horário do jogo e o físico ir se adaptando. Mas nós jogamos em qualquer horário, de noite, de dia. Isso não será problema para nós", mostra o técnico Marcelo Mendez.

Uma das preocupações do elenco é com a alta temperatura que costuma fazer no Norte de Minas, castigando torcedores e, principalmente, quem vai estar dentro de quadra. "Com certeza lá vai estar quente também, mas nós passamos por isso em Contagem na última partida. Temos que manter o foco, tratar de jogar bem e fazer o nosso melhor", avalia o treinador.