“O Move tem capacidade para crescer”

Daniel Marx Diretor de Transporte Público da BHTrans

iG Minas Gerais | Luiza Muzzi |

Usuários reclamam de atrasos, lotação e tempo de espera nas linhas alimentadoras. Como resolver?

O que normalmente incomoda o usuário, não só em BH, mas é característico do sistema troncoalimentar, é a volta. Na medida em que ele se acostuma com o corredor exclusivo, com o conforto e com viagens mais rápidas, a volta para o sistema de alimentação com o ônibus convencional, mesmo que a espera não seja longa e não tenha demanda reprimida, incomoda o usuário, que começa a achar que aquilo está fora do padrão. A gente trabalha com informação e ajuste da oferta.

Existem planos de expansão do Move?

São dois projetos que nossa área de planejamento está trabalhando, para início de construção até o fim do ano que vem. Temos a previsão de construção da estação São José em uma área pública da avenida Tancredo Neves, que permitirá que linhas que saem do Castelo, Califórnia etc, sejam seccionadas para ir ao centro, aumentando o sistema Move. O outro projeto é na avenida Amazonas, que receberá estações de transferência e de integração.

O Move está saturado?

Não. Tem duas estações do centro que estão temporariamente cedidas para o Estado e que voltarão para o município. Vamos montando uma rede. O Move tem capacidade para crescer. Temos um projeto de construção de 80 a 100 km de faixas exclusivas na cidade, que vão permitir que parte das linhas tenha prioridade e outras sejam integradas.

O que falta para o Move se tornar atrativo para o motorista do carro?

O que falta é ele experimentar. Se não tiver uma base comparativa, não vai saber se é bom ou ruim. Cada um tem que avaliar sua prioridade, seja financeira, conforto, tempo, estacionamento.

Com o Move, houve aumento no número de usuários do transporte coletivo em BH?

Sim. Tem mais gente andando de ônibus, mas menos gente pagando, na medida que a pessoa pode fazer a baldeação. A expectativa era mesmo essa. Qualquer sistema de BRT bem implantado tem atração de passageiro. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave