Trabalhadores figuram em primeiro plano

Estandelau lança olhar para quem atua nos bastidores de um centro cultural em “Funcionários do Mês”

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Processo.
 
Público vai poder acompanhar a criação da obra por Estandelau, ao vivo, a partir de hoje
MARCEL DIOGO
Processo. Público vai poder acompanhar a criação da obra por Estandelau, ao vivo, a partir de hoje

A relação do público com um centro cultural é guiada, principalmente, pela oferta de atividades que acontecem ali. Os responsáveis por tornar possível o contato com diversas experiências, no entanto, quase sempre passam despercebidos. Após refletir sobre isso, o artista plástico Estandelau resolveu propor no mural “Funcionários do Mês”, que realiza a partir desta terça no foyer do Sesc Palladium, um olhar para quem atua nos bastidores de um espaço como esse.

“A ideia é tentar despertar uma consciência de que há uma presença humana, que sem ela não existiria toda a estrutura que constitui aquele ambiente. Ou seja, há a intenção de se perceber que sem alguns indivíduos toda aquela máquina não funcionaria”, diz o artista.

Estandelau conta que durante o processo foram abertas inscrições para os empregados do local participarem do projeto. Houve 45 inscritos e, desses, ele selecionou cinco pessoas que vão representar todo o corpo de funcionários da instituição.

“Nós escolhemos apenas cinco em razão da própria limitação do espaço. Não haveria como colocar todos, então buscamos focar nesse número”, explica ele.

O tipo de técnica usada para construir a obra também busca aproximar os retratados com o lugar onde convivem. De acordo com Estandelau, ao invés de manipular tintas, ele vai utilizar, especialmente, o gesso e o cimento para se alcançar algumas texturas. “Esses são elementos que encontramos nos acabamentos internos do edifício e o uso deles permite fazer a conexão entre a imagem daquelas pessoas e o local”, afirma.

Agenda

O quê. Estandelau cria o mural “Funcionários dos Mês”

Quando. A partir desta terça, às 9h, e em exibição até 29/4, de 3ª a dom., das 9h às 21h.

Onde. Foyer do Sesc Palladium

(av. Augusto de Lima, 420, centro) quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave