Internautas são holandeses multados por comentários racistas

Torcedores compararam atletas a macacos e escravos em selfie de Leroy Fer

iG Minas Gerais | AFP |

Selfie de Leroy Fer gerou sentimento racista em torcida, e juiz condenou com multa
Instagram/Reprodução
Selfie de Leroy Fer gerou sentimento racista em torcida, e juiz condenou com multa

Três holandeses foram multados em 360 euros por "comentários discriminatórios" nas redes sociais sobre uma 'selfie' postada pelo volante Leroy Fer com outros jogadores negros da seleção do país, informou nesta segunda-feira a promotoria de Amsterdã.

"A promotoria decidiu multar em 360 euros aqueles que reagiram de forma discriminatória no Facebook ao 'selfie' da seleção de futebol" explicou a entidade num comunicado.

"Se não pagarem, terão que comparecer diante de um juiz", completou.

Leroy Fer, jogador do Queens Park Rangers, postou aquela foto em novembro do ano passado. O volante aparece numa 'selfie' ao lado de outros oito jogadores negros da seleção holandesa.

A foto foi alvo de inúmeros comentários racistas: comparação dos atletas com macacos, escravos, ou com uma personagem controversa da cultura popular holandesa, 'Pierre, o Negro'.

Esta figura, que costuma aparecer em imagens ao lado de São Nicolau, o Papai Noel local, divide todos os anos a Holanda, sendo denunciado como um estereótipo racista do passado colonial do país.

A Federação Holandesa condenou em novembro os comentários racistas no Facebook, pedindo a investigação da promotoria que resultou na multa aplicada nos três internautas.

Leia tudo sobre: leroy fermultaracismoholandaholandesestorcidacomentáriosmacacosescravos