Força feminina expressa pela arte na rua

No Dia da Mulher, foco é na luta por igualdade de gênero

iG Minas Gerais | LUIZA MUZZI |

CIDADES . BELO HORIZONTE , MG

Evento
Lincon Zarbietti / O Tempo
CIDADES . BELO HORIZONTE , MG Evento " Diversas Ocupa! " reune mulheres em atividades culturais em comemoracao ao Dia Internacional da Mulher , no viaduto Santa Tereza NA FOTO: Pabline Santana FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 08.03.2015

O Dia Internacional da Mulher foi marcado, neste domingo, em Belo Horizonte, por eventos artísticos e culturais de resistência, ocupação e luta. No viaduto Santa Tereza, no centro, dezenas de mulheres se reuniram na chamada “Diversas – 1ª Mostra Feminista de Arte e Resistência”.

Durante a mostra, que começou na sexta-feira, coletivos de mulheres da capital e região metropolitana promoveram oficinas, rodas de conversa sobre feminismo, violência doméstica e apresentações artísticas, incluindo dança, música, grafite, exposição de artesanato e apresentação de vídeos.

“A ideia é resistir a toda opressão que a mulher sofre, e juntar forças para lutar e ocupar. É um ato de resistência e de empoderamento da mulher”, explicou uma das organizadoras do evento, a arte-educadora Veridiane Vidal, 21.

“Toda mulher sofre repressão do machismo, e a ideia é formar uma rede colaborativa, estar lado a lado na luta contra isso”, completou a figurinista Janaína Lages, 48. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave