Inadimplente pode até perder imóvel

De acordo com ele, a lei não menciona tempo de atraso nem valor para poder ingressar com a ação de execução, que pode resultar na penhora do imóvel

iG Minas Gerais | Juliana Gontijo |

O condômino inadimplente pode até perder o imóvel para pagar a dívida, segundo o advogado especialista em direito imobiliário Roberto Luiz de Lima Cardoso. “Mesmo que seja bem de família, seu único imóvel, ele pode ser penhorado”, diz.  

Daí a necessidade de verificar, antes de adquirir um imóvel, se ele possui dívidas com o condomínio. “Afinal, a dívida passa para o novo proprietário, pois ela está atrelada ao bem”, explica. Se o novo dono pagar a dívida deixada pelo anterior, pode entrar na Justiça contra para não sair no prejuízo. “Mas é melhor verificar com o síndico se há alguma pendência financeira”, aconselha.

De acordo com ele, a lei não menciona tempo de atraso nem valor para poder ingressar com a ação de execução, que pode resultar na penhora do imóvel. Ele observa que se o valor do imóvel for menor que a dívida, o restante é devolvido ao proprietário. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave