Presente na Lava Jato, Anastasia está entre os mais citados no Twitter

Entre as mensagens que mencionam o senador mineiro, muitas demonstram surpresa por conta da presença do senador na lista de suspeitos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

undefined

Um dos investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) por suposta participação no esquema de desvio na Petrobras, o senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) aparece como um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã deste sábado (7). Presente na lista dos 'trending topics' desde cedo, o tucano chegou a liderar por alguns momentos, mas atualmente aparece como o 7º nome mais mencionado.

Entre as mensagens que mencionam Anastasia, muitas demonstram surpresa por conta da presença do senador na lista de suspeitos. 

Relator do caso na corte, o ministro Teori Zavaski acatou pedido da Procuradoria-Geral da República com o objetivo de apurar se o tucano recebeu cerca de R$ 1 milhão do doleiro Alberto Youssef.

Aliado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o nome do congressista foi citado em novembro, no depoimento do policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca. Ele era encarregado de transportar valores a mando de Youssef e afirmou ter levado a quantia para uma pessoa em em Belo Horizonte (MG).

Na ocasião, os investigadores apresentaram-lhe uma foto de Anastasia, perguntando se a imagem era do destinatário dos recursos. Careca afirmou que "era parecido".

O policial federal também disse que, posteriormente, constatou que "o candidato que ganhou a eleição em Minas era a pessoa para quem levei o dinheiro", conforme trecho de seu depoimento.

Youssef, quando ouvido pela força-tarefa da Lava Jato, confirmou ter enviado valores para Belo Horizonte. Não soube dizer, porém, quem seria o beneficiário. Anastasia disse, via assessoria, que só se manifestará após seu advogado analisar o inquérito.

Defesa

O PSDB afirmou, por meio de nota, que recebeu a lista com serenidade e que cada caso será analisado, “considerando os elementos já contidos nos inquéritos e a individualização das condutas para definir os procedimentos a serem tomados a partir de agora, inclusive recorrendo aos Conselhos de Ética das duas casas do Congresso Nacional”.

Ao citar Anastasia, a sigla afirma que a história e trabalho do político só geraram benefício ao Brasil. Conforme a nota, o partido tem a mais absoluta certeza de que tudo será plenamente esclarecido e convicção da sua inocência.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave