Defesa Civil de BH alerta para possibilidade de pancadas de chuva

Deve chover de 20 a 40 mm até as 7h de sábado (7); também há previsão de trovoadas e rajadas de vento de até 50 km/h

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Imagens de satélite apontam áreas de instabilidade atmosféricas
COMDEC/DIVULGAÇÃO
Imagens de satélite apontam áreas de instabilidade atmosféricas

Após a forte chuva que causou estragos em vários bairros de Belo Horizonte nesta quinta-feira (5), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) volta a emitir um alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas acompanhadas de rajadas de vento de até 50 Km/h e trovoadas da tarde desta sexta-feira (6) até a manhã de sábado (7).

De acordo com o órgão, o volume estimado de chuva para este período é de 20 a 40 mm. No dia dos alagamentos, a Defesa Civil havia afirmado primeiramente que choveria de 20 a 30 mm nesta quinta, ampliando o número para 50 a 60 mm já na parte da noite, após os alagamentos. 

Na Região Metropolitana da capital o sol predominou pela manhã, mas a previsão é que as nuvens aumentem a partir da tarde, quando deverão ocorrer as pancadas de chuva. 

Nesta sexta-feira, o tempo segue instável em grande parte do Sudeste do país em decorrência da intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas, ainda conforme a COMDEC. Em Minas Gerais, o tempo deverá ficar instável com chuvas típicas de verão a partir da tarde em todas as regiões. No Triângulo Mineiro e Sul, o céu fica nublado com chuvas a qualquer momento.

As temperaturas ficam estáveis em boa parte do estado e a máxima prevista é de 34°C no Norte de Minas. Em BH, a temperatura mínima registrada foi de 17°C e a máxima deve ficar na casa dos 30°C, com umidade relativa do ar em torno de 45%.

Fim de semana

No fim de semana, áreas de instabilidade ganharão força em Minas Gerais, devido à presença de uma frente fria sobre o litoral da Região Sudeste do país. Há previsão de pancadas de chuva com descargadas atmosféricas e rajadas de vento ocasionais em todas as regiões mineiras.

Em Belo Horizonte, os maiores volumes de chuvas estão previstos no domingo (8), e as temperaturas deverão variar entre 17 e 30°C, com umidade relativa do ar acima dos 40%.

Leia tudo sobre: previsãodefesa civilchuvapancadastrovoadasventosalagamentoscristiano machado