Uma galeria para vários artistas promissores

Salão dos Artistas Sem Galeria chega em Belo Horizonte trazendo obras de uma dezena de novos criadores de todo o Brasil

iG Minas Gerais | fábio corrêa |

O mineiro Lucas Dupin, que trabalha com recortes, foi um dos selecionados
orlando lemos / divulgação
O mineiro Lucas Dupin, que trabalha com recortes, foi um dos selecionados

A galeria Orlando Lemos, no Jardim Canadá, recebe, a partir deste sábado, trabalhos de dez artistas selecionados no edital do 6º Salão dos Artistas Sem Galeria. A mostra, itinerante, é uma iniciativa do veículo Mapa das Artes e conta, além de Nova Lima, com duas galerias em São Paulo.

A intenção do projeto é se tornar uma vitrine para artistas que ainda não possuem local para expor. Além disso, o salão também oferece um prêmio a um “vencedor”, escolhido entre os dez. Este ano, o agraciado foi o paulista Andrey Zignnatto, que também terá uma exposição individual na própria Orlando Lemos, com data ainda a ser definida.

“A iniciativa é muito interessante para os artistas, pois leva galeristas a conhecer esses trabalhos”, diz o também galerista Orlando Lemos. Apenas com as duas mostras que ocorreram em São Paulo, nas galerias Sancovsky e Zipper, quatro artistas já encontraram galerias para expor suas obras.

São trabalhos diversos, que vão da fotografia à escultura, passando pela pintura. Entre os selecionados está o mineiro Lucas Dupin, que mescla as técnicas de colagem e no recorte, utilizando calendários como suporte. Andrey Zignnatto utiliza o conceito de desconstrução para moldar tijolos antes da secagem final, dando um aspecto de derretimento ao material. Já as fotografias de Evandro Soares dão a ilusão de serem bidimensionais, mas foram feitas a partir de esculturas com arame e solda.

Nesta edição, o projeto recebeu 145 inscrições de 11 Estados. As obras foram selecionadas por três curadores.

“É muito importante trazer o salão para Minas Gerais, porque aqui é um terreno fértil. Para os artistas daqui, é uma ótima oportunidade também”, destaca Lemos.

Serviço: 6º Salão dos Artistas Sem Galeria, na Orlando Lemos Galeria (rua Melita, 95, Jardim Canadá, 3224-5634). Abertura sábado, das 12h às 18h. Visitas de 2ª a 6ª, das 10h às 19h; sáb., das 11h às 17h; dom., das 12h às16h. Até 29/3 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave