Cultura popular do sertão para os palcos

Com dramaturgia de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, peça propõe uma viagem pela ancestralidade mineira

iG Minas Gerais | lucas buzatti |

Contos de Guimarães Rosa foram a inspiração para o texto do espetáculo
Thaneressa Lima
Contos de Guimarães Rosa foram a inspiração para o texto do espetáculo

Cheiro de café coando, queijo na mesa, fogão à lenha aceso. O som das modas de viola ecoa por entre as janelas e portas de madeira, volta e meia interrompido pelos causos da roça. Difícil não se lembrar do sítio dos avós ou da fazenda daquele tio do interior. No imaginário coletivo do mineiro, há morada fixa para a ancestralidade rural – tema que guia o espetáculo “Por de Dentro”, que marca os 20 anos do Grupontapé, de Uberlândia. A peça estreia hoje e vai até o dia 15, no Galpão Cine Horto.

A montagem conta com codireção e dramaturgia de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão. “É uma espécie de viagem pela ancestralidade de Minas, que partiu de pesquisas sobre histórias de antepassados. No meio do processo, também esbarramos muito em Guimarães Rosa e chegamos numa livre adaptação de dois contos, ‘Buriti’ e ‘Corpo Fechado’”, explica Moreira. Ele ressalta que o espetáculo mescla os gêneros dramático e narrativo ao se apoiar nos casos de vida compartilhados pelos atores e nos textos do “escritor máximo de Minas Gerais”. “São seis atores que contam histórias ao mesmo tempo em que as vivem. Tratam questões do homem, da mulher, da família, da natureza. As histórias pessoais foram substratos extremamente importantes”.

Diretora da peça, Kátia Lou conta que “Por de Dentro” se divide em dois momentos, bem marcados pela dramaturgia. “A primeira situação acontece numa comunidade, onde se identificam a vizinha fofoqueira, a religiosa, o valentão. Já a segunda é dentro de uma fazenda. Aí já são relações próximas, como o pai, as filhas, a nora, a empregado, o forasteiro”, conta. “A peça também é resultado de pesquisas sobre cultura popular que o Grupontapé realiza há anos”, completa Kátia.

Serviço. 1 Espetáculo “Por de Dentro”, no Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613, Horto). Nesta sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h; 13 e 14/3, às 21h, e 15/3, às 19h. Ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Espetáculo também terá datas em Contagem e Sete Lagoas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave