Cerca de nove mil táxis da Grande BH serão vistoriados em abril

Objetivo é constatar se preço registrado pelo taxímetro corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro

iG Minas Gerais | Agência Minas |

Cerca de nove mil táxis da Grande BH serão vistoriados em abril
Agência Minas
Cerca de nove mil táxis da Grande BH serão vistoriados em abril

Cerca de nove mil táxis da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão verificados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), do dia 9 de março a 17 de abril, de acordo com o final da placa. O objetivo da verificação é constatar se o preço registrado pelo taxímetro corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro.

Neste ano, a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento pode ser retirada diretamente no site do Ipem (www.ipem.mg.gov.br), clicando no banner PSIE. O valor da taxa é R$ 37,50, e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

Conforme explica o gerente da regional de Belo Horizonte, Anderson Rocha, a verificação é importante tanto para o consumidor quanto para o taxista. “No caso do passageiro, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro. Já para o operador de transporte, elimina o uso da tabela contendo o reajuste anual de preço, o que é uma confiança a mais para o profissional no momento de realizar a cobrança ao cliente”, afirma.

Cabe ressaltar que o taxista que não comparecer na semana do agendamento da sua placa está sujeito às penalidades da lei 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável pelo veículo deve procurar o Ipem-MG para regularizar a situação.

Reunião com oficinas

O Ipem-MG realizou, nessa terça (3), na regional Belo Horizonte, reunião com os representantes das oficinas credenciadas da RMBH em fazer a manutenção dos taxímetros. O encontro contou também com a presença do diretor-presidente do Sindicato dos Taxistas (Sincavir-MG), Ricardo Luiz Faeda. A reunião teve como finalidade esclarecer as dúvidas das oficinas e ensiná-las a como retirar a guia de pagamento, para que, posteriormente, possam orientar os taxistas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave