Chuva forte causa alagamentos em vários pontos de Belo Horizonte

Bombeiros já registram alagamentos nos bairros Vera Cruz, Horto Florestal, Cidade Nova e Palmares

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Cidade Nova, está bastante alagada
DALTON BARBOSA / WEB REPÓRTER
Avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Cidade Nova, está bastante alagada

Diversos bairros de Belo Horizonte registraram pontos de alagamento na tarde desta quinta-feira (5) depois de uma chuva breve, mas intensa, que atingiu principalmente as regiões Leste, Nordeste, Pampulha, Norte e Venda Nova. 

Nesta tarde, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas fortes nestas regiões e, duas horas depois, o órgão voltou a alertar para a possibilidade de chuva de granizo até às 19h desta quinta.

O primeiro alerta indicava que áreas de instabilidade atmosféricas podiam provocar chuvas, rajadas de vento ocasionais em torno de 50 km/h e trovoadas na capital. O volume estimado até 23h59 desta quinta-feira é de 20 a 30 mm. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, alagamentos já foram registrados no bairro Horto Florestal, na rua Luiz Nóbrega, próximo à estação Santa Inês, onde a faixada de uma empresa chegou a ser prejudicada. Leitores também apontaram alagamentos na avenida Cristiano Machado, próximo ao Habib's, na altura do bairro Cidade Nova, na região Nordeste da capital.

Pontos de alagamento também na rua Jequitinhinha, no bairro Vera Cruz, na região Leste de BH. Segundo os bombeiros, a Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente está sendo atingida pela água. 

Além disso, um muro desabou por conta da chuva e atingiu dois veículos na rua Luiz de Mello Mattos, no bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte. O local fica próximo de uma Unidade Municipal de Ensino Infantil. Não há informações de feridos até o momento. 

Diversos leitores de O TEMPO enviaram fotos de pontos onde a chuva já está bem forte na capital. De acordo com a Lucilene Gonçalves, moradora do bairro Palmares, na região Nordeste, a rua José Cleto, próximo ao parque ecológico Renato Azeredo, chegou a ficar alagada.

FOTO: Lucilene Gonçalves/ WEB REPÓRTER No bairro Palmares, ruas já estão alagadas

No bairro Zilah Spósito, na região Norte, o leitor registrou o céu completamente negro instantes antes da chuva desabar. Segundo o leitor Felipe Augusto, quase não dá para ver as casas vizinhas no bairro Jaraguá, na Pampulha, de tanta água que cai. "Está caindo o mundo", brincou. 

FOTO: Felipe Augusto - Web Repórter chuva No Jaraguá, na região da Pampulha, o "mundo está caindo", segundo o leitor

Quedas de luz e raios

Nos bairros Tupi, na região Norte, e no São Gabriel, na região Noroeste a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)  afirma que moradores estão sem luz, mas os reparos já estão sendo feitos. Também no bairro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na grande BH, há queda de energia, mas a causa do problema ainda não foi identificada pela empresa. 

Somente na chuva de ontem caíram 2.800 raios em toda a região metropolitana, sendo que apenas sete destes foram na capital. 

Atualizada às 17h40

Leia tudo sobre: chuvaalagamentoscristiano machadoplanaltomurocaiugranizo