Copa BR de Esgrima de cadeira de rodas em BH abre ano do esporte

Primeira prova da modalidade começa nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, no Hotel Ouro Minas

iG Minas Gerais | Débora Ferreira |

ESPORTES BH MG: EVENTO NISSAN C/ ATLETAS OLIMPICOS E PARAOLIMPICOS. NA FOTO: JOVANE GUISSONE


FOTOS: DENILTON DIAS / O TEMPO / 25.02.2015
DENILTON DIAS / O TEMPO
ESPORTES BH MG: EVENTO NISSAN C/ ATLETAS OLIMPICOS E PARAOLIMPICOS. NA FOTO: JOVANE GUISSONE FOTOS: DENILTON DIAS / O TEMPO / 25.02.2015

O ano que será muito importante para atletas de todas as modalidades olímpicas irá começar oficialmente nesta sexta-feira para os esgrimistas de cadeiras de roda. A Copa do Brasil da modalidade, disputada neste fim de semana em Belo Horizonte, abre o calendário, e é o primeiro passo de 2015 para quem precisa subir no ranking internacional e chegar ao Rio 2016.

Nesta primeira etapa, que vai de hoje a domingo, 37 atletas estão inscritos. Entre eles, o campeão olímpico Jovane Guissone, único a brasileiro a ganhar ouro na modalidade nos Jogos Paralímpicos, na Londres 2012 e atual número um do ranking internacional, que busca ritmo para começar a importante temporada.

“Esse ano tem muitas competições, e a primeira vai ser aqui em BH. Estou convidando o pessoal para ir, e em seguida eu estou indo para São Paulo no dia 22, e depois lá para o dia 1ª abril embarco para o Canadá. Dali continuo em muitas competições”, afirmou o atleta, que visitou a capital mineira no fim de fevereiro, no evento de um de seus patrocinadores, a Nissan.

Ainda pouco conhecida, a esgrima paralímpica convive hoje com o desafio de se tornar popular, cenário que já mudou com a medalha de Jovane, mas ainda tem muito a crescer. O próprio campeão reconhece isso.

“Eu cheguei numa Paralimpíada sem patrocínio, e depois de Londres eu tive o privilégio e a Nissan está me patrocinando, não só ela como a Caixa. Estou muito feliz, meu treinamento está muito melhor, o rendimento muito mais forte, muito mais alto. Estou tendo muito amparo”, afirmou.

As disputas em Belo Horizonte são apenas a primeira etapa da Copa do Brasil. A próxima fase será de 11 a 14 de junho, em Curitiba.

Acompanhe as provas:

I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas Data: 6 a 8 de março Local: Hotel Ouro Minas (Avenida Cristiano Machado, 4001 – Ipiranga) – Belo Horizonte (MG) Horários: 9h às 17h (Sexta-feira e sábado) e 8h às 13h (Domingo)