Videogame para tablets vira remédio para ‘olho preguiçoso’

Condição afeta cerca de 3% da população mundial e pode causar cegueira

iG Minas Gerais |

Os jogadores usam óculos que filtram a cor dependendo do olho
Josh Edelson
Os jogadores usam óculos que filtram a cor dependendo do olho

São Francisco, EUA. O mundo da brincadeira se uniu ao da saúde quando a empresa Ubisoft revelou nesta semana um videogame para tablets desenvolvido especialmente para tratar uma condição médica chamada ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”.

A gigante francesa dos videogames criou o jogo “Dig Rush” em colaboração com a start-up de tecnologia para saúde Amblyotech, utilizando uma técnica patenteada por inventores da universidade McGill, do Canadá. “É uma boa amostra do impacto positivo que a tecnologia dos videogames pode ter em nossa sociedade”, diz o produtor-chefe da Ubisoft, Mathieu Ferland.

O jogo ataca a ambliopia, condição oftálmica geralmente confundida com o estrabismo, em que o olho de uma pessoa fica fora de sincronia com o cérebro. A condição afeta 3% da população mundial e, se não for tratada, pode causar cegueira de um dos olhos, segundo o chefe executivo da Amblyotech, Joseph Koziak.

“Quando você olha alguém que sofre dessa doença, um olho aparece visualmente desalinhado em comparação ao outro”, afirma.

A ambliopia faz com que um olho seja muito menos útil que o outro. Para se ajustar à situação, o cérebro responde suprimindo a informação visual proveniente deste olho e confia apenas no que o olho saudável enxerga. Quando essa situação se prolonga, o fato de que o cérebro só processa a informação do olho bom leva à perda total da percepção do olho debilitado.

O “Dig Rush” força ambos os olhos a participar do ato de olhar para que seja possível jogar. Os personagens, os times e os cenários estão postos sobre um fundo que pode ser vermelho ou azul, e os jogadores devem usar óculos que filtram uma cor ou outra dependendo do olho.

“Esse tratamento treina o cérebro na utilização dos dois olhos”, explica Ferland.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave