Pela primeira vez Detran leiloa veículos com impedimento judicial

Iniciativa só foi possível após portaria publicada em 2014 autorizando que esses veículos recolhidos nos pátios fossem a leilão

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Acontece nesta quinta-feira (5) o primeiro leilão do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) de veículos com impedimentos judiciais. Este evento só foi possível após a publicação, em junho do ano passado, da Portaria Conjunta nº 14, autorizando que os veículos com impedimentos recolhidos nos pátios fossem a leilão. 

O evento acontecerá às 10h no salão Gaia Eventos, na avenida Dom João VI, 925, no Bairro Palmeiras, na região Oeste de Belo Horizonte. Serão disponibilizados o total de 310 veículos, sendo 57 carros e motos recuperáveis, que possuem condições de voltar à circulação, e 253 sucatas. Os preços variam entre R$ 50 e R$ 2 mil. 

A portaria foi elaborada de forma conjunta pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, a Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Defesa Social, a Secretaria de Estado de Saúde e a PC. A iniciativa busca unir forças para resolver problemas de saúde pública e reverter a superlotação dos pátios.

Segundo a delegada Selma Cândida Peres, os veículos apreendidos com impedimentos judiciais não tinham prazo definido para ficarem nos pátios. “Ficavam durante o tempo que durasse o processo e, com isso, tornavam-se foco de mosquito da dengue e perdiam seu valor, tornando-se sucatas. A partir desta portaria, os veículos poderão ser leiloados após 90 dias de apreensão, observadas todas as questões legais, O valor será depositado na conta do processo judicial. É uma iniciativa de extrema importância”, avalia.