Polícia mexicana captura o líder do cartel Los Zetas

Los Zetas, um cartel formado por militares de elite desertores, operam principalmente no leste do México dedicados ao tráfico de drogas, mas também no tráfico e extorsão de imigrantes

iG Minas Gerais | AFP |

Agentes da Polícia Federal e do Exército mexicano capturaram na madrugada desta quarta-feira Omar Treviño, o "Z-42", considerado o líder do sanguinário cartel Los Zetas, em uma área exclusiva do nordeste do país, informaram fontes do governo.

Treviño, que teria assumido a liderança do cartel depois da captura, em julho de 2013, de seu irmão Miguel Ángel Treviño, o "Z-40", foi detido por forças federais no município de San Pedro Garza García, zona metropolitana de Monterrey (Nuevo León), segundo fontes do governo federal.

A procuradoria-geral mexicana oferecia cerca de 2 milhões de dólares por informações que ajudassem na captura, enquanto os Estados Unidos ofereciam 5 milhões de dólares.

Los Zetas, um cartel formado por militares de elite desertores, operam principalmente no leste do México dedicados ao tráfico de drogas, mas também no tráfico e extorsão de imigrantes.

Conhecido por seus métodos brutais, com decapitações, o cartel se encontra atualmente enfraquecido por conta da disputa que mantém desde desde 2010 com os ex-aliados do Cartel do Golfo e pela prisão de seus principais líderes nos últimos três anos.

Na sexta-feira passada, policiais federais também prenderam o narcotraficante Servando Gómez, conhecido como "La Tuta" e considerado o único líder que estava em liberdade do cartel Los Caballeros Templarios da região de Michoacán (oeste).

Ao transformar a sub-região de Tierra Caliente em seu reduto, os integrantes do Los Caballeros Templarios espalharam o terror nos últimos anos em Michoacán com sequestros, extorsões e assassinatos, muitas veze sob a proteção de autoridades locais corruptas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave