Documentário sobre neblina na China se torna viral na internet

Em um dia, filme foi visto 155 milhões de vezes

iG Minas Gerais |


Os níveis de poluição da China estão acima do padrão internacional
PETER PARKS
Os níveis de poluição da China estão acima do padrão internacional

Pequim, China. Um documentário na internet sobre a famosa neblina da China se tornou viral com mais de 155 milhões de visualizações um dia depois de ser lançado, segundo informações da imprensa oficial do país.

“Unter the Dome”, produzido com capital privado por Chai Jing, ex-apresentador da rede estatal chinesa CCTV, detalha as causas da poluição atmosférica do país asiático e denuncia a vaga supervisão do governo e a frouxidão das multas aos causadores da poluição.

O filme, de 103 minutos, foi divulgado por sites domésticos no último sábado (28) e, no domingo (1), já havia sido visto 155 milhões de vezes, informou o jornal “Global Times”.

O documentário inclui entrevistas com funcionários de Londres e Los Angeles, duas cidades muito poluídas, e sobre como tomaram o controle da situação.

Chai, produtor do documentário, declarou que esse trabalho é um exemplo de sua batalha pessoal contra a poluição atmosférica depois que sua filha nasceu com um tumor benigno, disse o “Global Times”.

Descontentamento. Os altos níveis de poluição, provocada pela queima de carvão em fábricas e centrais energéticas, assim como pelos veículos, se tornou um dos principais motivos de descontentamento da população com o Partido Comunista Chinês.

Segundo funcionários do governo, a poluição pode matar até meio milhão de pessoas ao ano.

Os níveis de PM2.5, partículas de ar com um diâmetro suficientemente pequeno para penetrar profundamente nos pulmões, caíram em relação a 2013 na maioria das cidades estudadas pelo governo em 2014, segundo estatísticas publicadas pelo Greenpeace em janeiro. No entanto, os níveis de poluição detectados na China continuam muito acima dos padrões.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave