UE e Cuba realizam nova rodada de diálogo

As negociações devem ser lideradas pelo chefe negociador europeu Christian Leffler e pelo vice-chanceler cubano Abelardo Moreno

iG Minas Gerais | AFP |

A União Europeia e Cuba se reunirão na quarta e quinta-feira em Havana para buscar um consenso que lhes permita abordar temas sensíveis como direitos humanos, em um processo de normalização de relações paralelo ao que Washington realiza com o governo cubano.

Esta terceira rodada de diálogos para assinar um "Acordo de Diálogo Político e Cooperação" será realizada 13 meses após o bloco europeu relançar as negociações com o regime comunista da ilha com o objetivo de deixar para trás uma década de desencontros e sanções.

"Temos uma agenda focada no capítulo de cooperação com a ambição de começar a tratar os outros dois capítulos (diálogo político e comércio) e assentar as bases para os próximos passos", explicou um diplomata europeu.

"O que estamos negociando é um marco para o acordo (...) um marco legal para o diálogo, a cooperação e os intercâmbios, incluindo as áreas de governança e direitos humanos", acrescentou.

No entanto, ainda "não estamos negociando medidas específicas nestas áreas", esclareceu o diplomata, que pediu o anonimato.

As negociações devem ser lideradas pelo chefe negociador europeu Christian Leffler e pelo vice-chanceler cubano Abelardo Moreno, os mesmos que conduziram as duas rodadas prévias em Havana em abril de 2014 e Bruxelas em agosto do mesmo ano.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave