EI diz que americano cometeu ataque suicida contra exército do Iraque

Segundo a informação, dezenas de soldados iraquianos teriam morrido ou ficado ferido no ataque; nenhuma outra fonte confirmou o ataque até o momento

iG Minas Gerais | AFP |

O grupo Estado Islâmico (EI) afirmou nesta terça-feira (3) que um cidadão americano executou um ataque suicida contra as forças iraquianas envolvidas na operação para retomar a cidade de Tikrit, sob controle jihadista.

"O irmão Abu Dawud al Amriki (que Alá o tenha em sua glória) se precipitou com um caminhão carregado de explosivos contra as forças e milícias iraquianas", informa um boletim de rádio do EI.

Segundo a informação, dezenas de soldados iraquianos teriam morrido ou ficado ferido no ataque, mas o texto não ofereceu mais detalhes nem sobre o ataque ou sobre a identidade do homem. Nenhuma outra fonte confirmou o ataque até o momento.

Perfis em redes sociais pró-Estado Islâmico afirmam que o ataque aconteceu na segunda-feira perto de Samarra, outra cidade importante na região de Saladino.

Samarra é controlada pelo governo e foi ponto de partida de uma grande operação militar iniciada oficialmente na segunda para recuperar o controle de Tikrit.

Comandantes do exército afirmaram que os jihadistas dificultaram seu avanço com táticas guerrilheiras, como carros-bomba, armadilhas ou franco-atiradores.

Leia tudo sobre: ataqueestado islâmico