Ficam doentes 90% dos expostos a vírus

A doença é motivo de preocupação porque tem a capacidade de resultar em complicações severas, incluindo pneumonia e encefalite, que podem ser fatais

iG Minas Gerais |

Nova York. O sarampo se dissemina pelo ar e está entre os tipos de vírus mais contagiosos que há. Em epidemias anteriores, não era incomum que um paciente fosse responsável pela infecção de outros 20. Cerca de 90% das pessoas expostas vai ficar doente (a não ser que estejam imunes por já terem tido a doença ou terem sido vacinadas).  

O vírus pode ficar suspenso no ar por várias horas, por isso, é possível contrair sarampo apenas andando em uma sala na qual uma pessoa infectada passou algum tempo. Respirar uma quantidade pequena de partículas virais é suficiente para a contaminação.

A doença é motivo de preocupação porque tem a capacidade de resultar em complicações severas, incluindo pneumonia e encefalite, que podem ser fatais.

E, mesmo que não haja sérias complicações, o vírus deixa as crianças muito doentes, com febre alta, erupções na pele e irritação nos olhos. Infecções de ouvido dolorosas também são comuns.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave