Surtos de sarampo provocam novo alerta

Surto da doença na Disney está por trás da maioria dos casos de contágio nos EUA

iG Minas Gerais | Denise Grady Do |

Prevenção. A tríplice viral é a vacina indicada contra a doença e deve ser aplicada em crianças com até 15 meses
NIDIN SANCHES / O TEMPO
Prevenção. A tríplice viral é a vacina indicada contra a doença e deve ser aplicada em crianças com até 15 meses

Nova York, EUA. O sarampo está se espalhando pelos Estados Unidos com uma velocidade que preocupa os oficiais de saúde. Os números crescentes sugerem que as taxas de imunização contra a doença em algumas áreas estão abaixo do necessário para prevenir a propagação de casos. A conclusão é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reforçou a importância de os países manterem altas taxas de cobertura vacinal.  

A maioria das infecções nos EUA está ligada a um surto da doença que começou na Disney, na Califórnia, em dezembro, quase com certeza levada por alguém de outro país. Houve também alguns outros casos importados, segundo a doutora Anne Schuchat, diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Muitos países relativamente saudáveis estão tendo surtos piores.

A França, que recebe mais turistas do que qualquer outro país, teve mais de 270 casos de sarampo em 2013. Cerca de 95% dos casos eram de pessoas que nunca haviam sido vacinadas ou não tomaram as duas doses recomendadas.

Nos Estados Unidos, comunidades vulneráveis tiveram surtos nos últimos anos, incluindo judeus ortodoxos e integrantes da comunidade amish. Mas a taxa de vacinação está relativamente baixa em algumas vizinhanças ricas e liberais. Vashon Island, um subúrbio de Seattle, tem possivelmente o menor índice de vacinação de todos os distritos saudáveis do país.

O sarampo foi erradicado dos EUA em 2000, o que significa que a infecção não se origina mais no país. Mas, no resto do mundo, ainda há por volta de 190 mil casos por ano.

Vacina

Mito. Não existe qualquer evidência de que a vacina cause danos. Foi provado que uma pesquisa de 1998 que ligava a vacina ao autismo era fraudulenta, e ela passou por uma retratação. As crianças precisam de duas doses, uma entre 12 e 15 meses de idade e outra entre 4 e 6 anos.

Ceará: mais de 700 casos No Brasil, o Ceará é o que soma mais casos de sarampo. O Estado enfrenta um surto da doença desde dezembro de 2013, quando o número de casos passou de zero para 691. Desde então, 730 ocorrências foram confirmadas em 32 municípios. Desse total, 27% (187 casos) ocorreram em crianças com menos de 1 ano. Antes desse surto, o Estado estava havia 15 anos sem registrar casos de sarampo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave