Lista da Lava Jato deve conter nome de pelo menos 35 políticos

A investigação é feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pedirá a abertura de inquéritos contra senadores e deputados

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Aguardada com ansiedade por toda a comunidade política, a lista que será entregue ao STF na próxima terça-feira (3) deve conter o nome de pelo menos 35 políticos. A informação é do site "Congresso em Foco", que afirma ter conseguido fontes dentro do Ministério Público. 

A investigação é feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pedirá a abertura de inquéritos contra senadores e deputados. 

Para o Planalto, no entanto, os desdobramentos da Operação Lava Jato, que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras, podem engessar o Congresso.

Um dos principais delatores da Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que entre 35 e 40 políticos foram citados por ele em seu depoimento.

Se as denúncias contra deputados se confirmarem, eles devem ser alvo de processos de cassação no Conselho de Ética. Após análise do colegiado, a perda ou não do mandato é submetido a voto. Por isso, dizem ministros, o plenário da Câmara estará "paralisado e dominado" pelo desgaste da Lava Jato, e não com projeto.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave