Tabaré Vázquez assume segundo mandato como presidente do Uruguai

Oncologista de 75 anos vai substituir José Mujica; Dilma e outros presidentes participarão da posse no Palácio Legislativo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Neste domingo (1º), o oncologista Tabaré Vázquez, de 75 anos, assume seu segundo mandato como presidente do Uruguai. Ele entra no lugar do ex-guerrilheiro José Mujica.

Em dezembro de 2014, Vázquez foi eleito com 1.226.105 votos (53,6%) contra 939.074 (41,1%) de Luis Lacalle Pou. De 2005 a 2010, ele já havia governado o país e ficou conhecido como sendo o primeiro líder de esquerda do Uruguai.

A posse vai contar com a presença de Dilma Rousseff e dos presidentes de Cuba, Raúl Castro, Nicarágua, Daniel Ortega, Chile, Michele Bachelet, eParaguai, Horacio Cartes. O rei da Espanha, Juan Carlos, e o secretário- geral da União de Nações da América do Sul (Unasul), Ernesto Samper, também confirmaram presença. Mijuca vai participar do ato de entrega da faixa presidencial a Vázquez.

Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, não estarão no evento.

A cerimônia vai começar no Palácio Legislativo e seguirá para uma festa na praça da Independência de Montevidéu.

Leia tudo sobre: Tabaré Vázquezuruguaipresidente