Conta de água vai aumentar mais de 10%

Reajuste passa a valer na cidade a partir do dia 1º de abril

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Moradores de Juiz de Fora, na Zona da Mata, podem preparar o bolso. A tarifa de água aumentará mais de 10% a partir de abril em todo o município.

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) divulgou o índice de reajuste das tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). A partir de 1º de abril, as contas de água e esgoto vão chegar com um reajuste de 10,04%.

Segundo a agência, o Índice de Reajuste Tarifário (IRT) ficou acima dos principais índices de inflação dos últimos 12 meses como IPCA (7,35%), INPC (6,92%) IGPM (2,76%) e INCC (7,38%) principalmente por causa dos impactos do aumento das tarifas divulgadas pela Aneel e aplicação das bandeiras tarifárias em 2015, e o início do pagamento da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos.

A Arsae-MG divulgou ontem uma nota técnica explicando à população de Juiz de Fora toda a metodologia e toda a composição dos custos utilizados para o aumento. E afirmou que “para definir as tarifas de aplicação aos usuários, é preciso considerar os componentes financeiros, compensando as variações dos custos não administráveis ocorridas no período de referência deste reajuste”. Desta forma, o índice médio a ser aplicado nas faturas emitidas a partir de abril ficou acima de 10%.

Desde 2012, é a agência quem define o reajuste das tarifas da Cesama.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave