Com recordes, atletas paralímpicos obtém vaga para torneio no México

Mineiro Luciano Dantas e potiguares Gustavo Tavares e Maria Rizonaide, todos anões, atingiram a marca necessária para disputa continental

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

No primeiro dia do Circuito Caixa de halterofilismo paralímpico, em Pernambuco, três brasileiros alcançaram o índice para disputar Campeonato Regional das Américas, no México, em abril. O mineiro Luciano Dantas e os potiguares Gustavo Tavares e Maria Rizonaide, todos anões, atingiram a marca necessária para participar do torneio continental.

Dantas, campeão da categoria até 54kg, levantou 130 kg para ficar com o título e comemorou bastante a vaga no torneio mexicano. “Hoje não rendi como esperava. Queria chegar a 140kg, mas não consegui. O importante é que levantei o que precisava para o continental”, declarou.

Gustavo Tavares, pertencente a categoria até 49 kg, quebrou o recorde brasileiro da sua divisão ao levantar 122 kg. Ele ainda ficou com a medalha de prata da prova adulta unificada entre atletas de 49kg e 54kg. O foco de Tavares era conseguir a vaga do torneio no México. “Estava querendo mesmo essa chance de ir para o Regional das Américas. O recorde brasileiro e a medalha são bônus. Fui bem hoje e espero ir bem nas próximas competições. Quero estar entre os três primeiros no Parapan de Toronto”, projetou.

Já a portiguar Maria Rizonaide, da categoria até 50 kg, fechou a prova feminina com a marca de 76 kg na barra, o que lhe garantiu a vaga para o torneio Regional e o recorde na sua divisão.

Na categoria júnior, dois atletas também estabeleceram novos recordes. Marcos Cruzato (até 49kg) e Isabela Soares (até 45kg), chegaram a 65kg e 40kg, respectivamente, para estabelecer o recorde brasileiro júnior de suas categorias.

Além do halterofilismo, o Circuito, que vai até domingo, também promove as competições de natação e atletismo, no Centro Esportivo Santos Dumont. No halterofilismo, os atletas também podem garantir vaga no Campeonato Brasileiro da modalidade, no fim do ano. Na natação e no atletismo, a etapa tem caráter regional, e vale vaga para as disputas nacionais no segundo semestre.  

Confira a programação do evento sábado e domingo, em Pernambuco:

Circuito Caixa Loterias – Etapa regional Norte-Nordeste Data: 28 de fevereiro e 1º de março Local: Recife - Centro Esportivo Santos Dumont (Rua Almirante Nelson Fernandes, S/N - Boa Viagem) Horários: Halterofilismo (sábado – 10h às 12h e 16h às 18h; domingo – 10h às 12h). Natação e atletismo (sábado - 8h às 12h e 14h às 18h; domingo – 8h às 12h)

Leia tudo sobre: CircuitocaixahalterofilismoanoescompeticaoPernambucovagatorneioRegionalAmericasMexicoabril