Redes sociais e vídeos lideram tráfego de web móvel no mundo

Estudo aponta que cinco aplicativos dominam mais de dois terços do consumo de dados de redes de internet móvel em todo o mundo

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Literatura também é disseminada nas redes sociais.
Reprodução/Wikipedia
Literatura também é disseminada nas redes sociais.

Segundo estudo da Ericsson divulgado nessa quinta-feira (26), cinco aplicativos dominam mais de dois terços do consumo de dados de redes de internet móvel em todo o mundo.

Os apps variam de país para país, mas as redes sociais e os serviços de streaming de vídeo predominam entre eles.

O Facebook encabeça o ranking em todas regiões analisadas pela empresa sueca. No Brasil, por exemplo, ele representa 28% do tráfego móvel -bem acima da porcentagem encontrada nos Estados Unidos (16%) e na Coreia do Sul (20%).

O navegador Chrome, do Google, ocupa o segundo lugar do ranking brasileiro, com 16% do tráfego de dados. Em seguida, vêm o site de vídeos Youtube (15%), o mensageiro WhatsApp (13%) e, por fim, a rede social de fotos Instagram (6%).

De acordo com a pesquisa, a presença de aplicativos de vídeo (como o Youtube, o Netflix ou o AfreecaTV, da Coreia do Sul) entre os cinco mais utilizados é tendência mundial. Isso se dá pelas conexões mais rápidas, o aumento de dispositivos com telas maiores no mercado e a importância da mídia como parte do conteúdo on-line.

Em 2020, diz o estudo, a transmissão de vídeos vai corresponder a 55% de todo o tráfego de dados de redes móveis, com crescimento anual de 45% durante o período.

Leia tudo sobre: Redes sociaisvídeosweb móvel