Novas regras do seguro-desemprego passaram a valer a partir de sábado

Segundo informação do Ministério do Trabalho as alteração terão efeito para as pessoas que derem entrada no pedido à partir desta segunda-feira

iG Minas Gerais | da redação |

A partir deste sábado (28) passará a valer a nova regra do seguro-desemprego. Segundo informação do Ministério do Trabalho as alteração terão efeito para as pessoas que derem entrada no pedido à partir desta segunda-feira (02). As informações são do portal "G1".

Na primeira solicitação do auxilio, o trabalhador que tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos últimos 36 meses, poderá receber quatro parcelas. Se a pessoa já tiver trabalhado 24 meses no mesmo período, poderá receber cinco parcelas.

A segunda solicitação permitirá que quem trabalhou de 12 a 24 meses no período de três anos, receber quatro parcelas. Já a terceira solicitação dará direito ao recebimento de três parcelas a  quem trabalhou de seis a onze meses nos últimos 36 meses, de quatro parcelas a quem trabalhou entre 18 e 23 meses, e de cinco parcelas a quem trabalhou mais de 24 meses, no mesmo período que os anteriores.

O valor de pensão por morte também sofrerá alterações, no qual o 100% de salário de benefício será reduzido para 50% com um acréscimo de 10% por cada dependente, até alcançar os 100%.

Quem possuir mais de 44 anos - expectativa de vida de 35 anos - poderá receber os valores de forma vitalícia. Os beneficiários com idade entre 39 e 43 anos receberão o valor por 15 anos. Entre 33 e 38 a pensão irá durar por 12 anos. O cônjuge com 28 e 32 anos terá pensão pelos próximos nove anos. Quem estiver entre 22 e 27 anos o benefício irá durar por seis anos. Quem possuir 21 anos ou menos, terá o direito por apenas três anos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave