Morre Earl Lloyd, primeiro jogador de basquete negro da NBA

A causa da morte não foi divulgada; o ex-atleta é considerado um dos responsáveis por abrir uma porta pela igualdade no esporte nos Estados Unidos

iG Minas Gerais | AFP |

Reprodução Twitter
"Big Cat", como era chamado, conquistou o título da NBA em 1955 com o Syracuse Nationals

Earl Lloyd, o primeiro jogador de basquete negro a disputar uma partida da NBA em 1950, e a conquistar um título em 1955, morreu aos 86 anos, anunciaram a NBA e a Universidade Virginia State. A causa da morte não foi divulgada. 

"Quando Earl pisou na quadra em 1950, este homem destacado conquistou seu espaço no movimento histórico dos direitos civis e, o mais importante, abriu uma porta para a igualdade nos Estados Unidos", declarou Brian Hemphill, presidente da Universidade Virginia State.

Lloyd foi o primeiro negro a disputar uma partida da NBA, com o atualmente extinto Washington Capitols em 31 de outubro de 1950, o que possibilitou a contratação de seu colega de Virginia State Charles Henry Cooper (Boston Celtics), o primeiro negro draftado por uma equipe da NBA de uma universidade, e de Nat Clifton (New York Knicks), primeiro negro a assinar um contrato com uma equipe da NBA na temporada.

"Big Cat", como era chamado Lloyd, conquistou o título da NBA em 1955 com o Syracuse Nationals, antes de encerrar a carreira no Detroit Pistons, após 10 anos de carreira no basquete profissional.

Lloyd foi técnico dos Pistons de 1971 a 1972 e entrou para o Hall da Fama do Basquete em 2003.

Leia tudo sobre: earl lloydbasquetenbanegro86 anosigualdade de direitos