Liverpool e Tottenham são eliminados da Liga Europa

Jogo entre Feynoord e Roma foi marcado novamente por confusão e ato de racismo

iG Minas Gerais | AFP |

OTottenham foi derrotado por 2 a 0 pela Fiorentina, em Florença, e deu adeus à competição
Facebook Tottenham
OTottenham foi derrotado por 2 a 0 pela Fiorentina, em Florença, e deu adeus à competição

O Liverpool, um dos clubes favoritos ao título, foi eliminado nesta quinta-feira, na segunda rodada da Liga Europa, após perder nos pênaltis para o Besiktas, na Turquia.

Um gol de Mario Balotelli nos acréscimos havia dado uma vantagem provisória (1-0) aos 'Reds' na partida de ida, disputada em Anfield na semana passada.

Nesta quinta-feira, porém, a equipe de Istambul devolveu o placar no estádio Ataturk, gol de Tolgay Arslan aos 25 minutos do segundo tempo, e levou a decisão para as cobranças de penalidades, onde acabou eliminando os ingleses (5-4).

Ao mesmo tempo, outro concorrente ao título da Liga Europa, o Tottenham, foi derrotado por 2 a 0 pela Fiorentina em Florença, gols do alemão Mario Gomez e do egípcio Mohamed Salah, e também deu adeus à competição continental.

Na partida de ida, em Londres, os 'Spurs' só empataram em 1 a 1 com os italianos e sabiam que encontrariam dificuldades para buscar a classificação fora de casa.

O único time inglês à garantir presença nas oitavas de final da Liga Europa foi o Everton, que voltou a vencer com facilidade o Young Boys suíço, desta vez por 3 a 1, com direito a dois gols do belga Romelu Lukaku.

Na primeira partida, na semana passada, os 'Toffees' já haviam goleado o Young Boys por 4 a 1. As eliminações de Liverpool e Tottenham na Liga Europa fortalecem o argumento de uma queda no nível dos clubes ingleses nos últimos anos.

Na Liga dos Campeões, Manchester City e Arsenal, derrotados respectivamente por Barcelona (2-1) e Monaco (3-1) na partida de ida em casa, estão perto da eliminação. Já o Chelsea, que empatou em 1 a 1 com o Paris Saint-Germain na capital francesa, tem situação um pouco menos complicada e decidirá em Stamford Bridge a vaga nas quartas.

Roma aguenta confusão holandesa

Em outros duelos da segunda fase da Liga Europa, a Roma aguentou a confusão protagonizada pelos torcedores do Feyenoord, que conseguiram interromper a partida em duas ocasiões ao jogar objetos no campo- entre eles uma banana para ofender jogadores- e se classificou com uma vitória de 2 a 1, com gols do sérvio Adem Ljajic e do marfinense Gervinho.

O jogo contou com uma esquema de segurança especial, depois de vândalos holandeses depredarem monumentos e brigarem com torcedores romanos antes e depois da partida de ida, que terminou empatada em 1 a 1 em Roma.

Os jogadores do Feyenoord pareceram entrar no clima de guerra criado pelos torcedores e também perderam a cabeça, tendo dois jogadores expulsos.

Além de Fiorentina e Roma, outros três times italianos passaram às oitavas de final da Liga Europa. A Inter de Milão eliminou o Celtic escocês com uma vitória por 1 a 0 (3-3 na ida) em casa, enquanto o Torino venceu o Athletic Bilbao por 3 a 2 (2-2 na ida) e o Napoli derrotou o Trabzonspor turco por 1 a 0 (4-0 na ida).

Sevilla segue firme

O atual campeão Sevilla continua na briga pela bicampeonato, depois de vencer o Borussia Moenchengladbach na Alemanha por 3 a 2, numa partida emocionante. Na ida, na Espanha, os andaluzes tinham vencido por 1 a 0.

O Villarreal também fez bonito fora de casa, derrotando o Salzburg por 3 a 1 na Áustria, com dois gols do argentino Lucas Vietto e outro do mexicano Giovanni Dos Santos. Na semana passada, o 'Submarino Amarelo' também levou a melhor, com uma vitória por 2 a 1 em casa.

O único gol brasileiro da rodada foi do sergipano Hulk, que marcou uma vez e ajudou o Zenit São Petersburgo a vencer o PSV holandês por 3 a 0 (1-0 na ida). Os outros dois gols foram de autoria do venezuelano José Rondón.

 

Leia tudo sobre: liverpooltottenhamliga europafuteboleliminaçao