Reservatórios têm piora com chuva insuficiente

Fevereiro registrou 212,7 mm de precipitação, nível pouco acima da média do mês

iG Minas Gerais | Angélica Diniz |

Gota a gota. Represa Serra Azul, em Juatuba, registrou ontem   nível de  8,7% de sua  capacidade total
Uarlen Valério
Gota a gota. Represa Serra Azul, em Juatuba, registrou ontem nível de 8,7% de sua capacidade total

A dois dias do término de fevereiro, o nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte voltou a cair. E para piorar, o centro de climatologia TempoClima/PUC Minas informou que as precipitações previstas para o mês de março não serão significativas, com tendência a diminuir ainda mais ao longo do ano. Com esse grave cenário, as autoridades tentarão driblar o problema com o racionamento de água e o combate ao desperdício.

A Copasa adotou, há pouco mais de um mês, uma operação de combate a ligações clandestinas – os gatos – para reduzir os cerca de 40% de perda de água registrada na região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados parciais dessa ação não foram informados pela companhia. No entanto, em 2014, a empresa identificou 1.044 gatos, o que dá uma média de 20 ligações ilegais identificadas a cada semana.

Os números da operação Caça-Gotas, lançada em 22 de janeiro, devem ser bem maiores que os registrados no ano passado. São 80 técnicos atuando em 12 distritos da Grande BH, e as denúncias estão sendo feitas pelo número 115. A média de ligações para o call center da empresa aumentou 40% nesse período.

O serviço ficou mais eficiente. Agora, o cliente já é direcionado para um menu com três opções: 1 para vazamento, 2 para denúncia de desperdício e 3 para demais serviços. “As ligações diárias passaram de 10 mil para 14 mil. Mais de 60% das ligações são referentes a vazamentos e falta de água. Outra demanda constante é a denúncia de desperdício”, explicou o superintendente comercial da Copasa, Cláudio Gomes. Os atendimentos relacionados a vazamentos recebidos pelo telefone são imediatamente encaminhados para a unidade operacional mais próxima.

Chuvas

Fevereiro

Mês registrou 212,7 mm de água, pouco acima da média esperada para o mês, que é 188,7 mm.

Março

São esperados 163 mm de chuva na região Sudeste. Esse volume não altera o nível dos reservatórios que abastecem a Grande BH

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave