Dilma e vice-presidente dos EUA devem ter novo encontro

Reunião é sinal de aproximação entre países após divulgação de que governo norte-americano espionou a presidente brasileira

iG Minas Gerais | Folhapress |

Dilma e vice-presidente dos EUA devem ter novo encontro
Wilson Dias/ABr
Dilma e vice-presidente dos EUA devem ter novo encontro

A presidente Dilma deve ter novo encontro com o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, durante agenda em Montevidéu, neste fim de semana.

Os dois têm presença confirmada na posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. A reunião é mais um sinal de uma aproximação entre os países após divulgação de que o governo norte-americano espionou a presidente e assessores de seu governo.

O último encontro entre Biden e Dilma ocorreu em janeiro deste ano, após cerimônia de posse da presidente brasileira. "É um novo ano, um novo começo", afirmou Biden na ocasião. Desta vez, a situação na Venezuela deve entrar na pauta do encontro.

Neste ano, os EUA também devem intensificar o contato entre autoridades norte-americanas e o governo brasileiro, em diferentes áreas. A intenção é melhorar a relação entre os países e pavimentar a ida de Dilma aos EUA, cancelada após a revelação de espionagem.

Somente nesta semana, vieram ao país o administrador da Nasa (agência espacial norte-americana), Charles Bolden e autoridades ligadas a temas cibernéticos -como Christopher Painter, coordenador da área no Departamento de Estado dos EUA.

Leia tudo sobre: DilmaJoe BidenBrasilEUAUruguai