Superintendências Regionais de Ensino mineiras estão sem diretores

Informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Educação após nota de repúdio emitida pelo Sind-Ute de Montes Claros, no Norte do Estado, contra o atraso na nomeação dos cargos

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

A dois dias de entrar no terceiro mês do ano, as Superintendências Regionais de Ensino de toda Minas Gerais seguem ainda sem previsão de nomeação de seus diretores. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (26) pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

A reportagem de O TEMPO procurou o órgão após receber uma nota de repúdio à protelação da nomeação para o cargo de diretor da Superintendência de Montes Claros, no Norte do Estado, emitida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) do município.

Conforme o diretor do sindicato local, Geraldo Costa, no fim do ano passado foi feita uma eleição entre a categoria para escolher o profissional que assumiria a diretoria. "Decidimos em assembleia, entre vários candidatos, a pessoa que melhor representaria a categoria da cidade. Mas recebemos informação de que uma outra pessoa, que não participou dessa eleição, estaria tentando conseguir apoio político para ser indicado ao cargo", afirmou.

Ainda de acordo com Costa, desde janeiro alguns diretores de outras Superintendências já teriam sido nomeados, mas as cidades de Montes Claros, Janaúba, Januária e Pirapora, todas na região Norte, ainda estariam sem a nomeação para os cargos. "O problema é que os antigos superintendentes já foram exonerados, e sãos eles que fazem a discussão com relação às medidas que serão tomadas nas escolas da região", finalizou o presidente do Sind-Ute de Montes Claros.

Ao ser questionada sobre a demora na nomeação, a SEE acabou informando que os nomes para as diretorias de todas as superintendências do Estado ainda estão sendo analisados e que as nomeações ainda não foram publicadas. A secretaria ainda afirmou que não existe um prazo para que elas aconteçam, mas que as Superintendências Regionais de Ensino estão funcionando normalmente.