Previsão na Grande BH é de chuvas pelos próximos três dias

No entanto, elas devem ser fracas e isoladas, mas vão contribuir para as temperaturas baixarem um pouco

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Vai chover de novo. Além de um trecho de música, essa também é a previsão para os próximos dias em Belo Horizonte e região metropolitana. A Defesa Civil municipal emitiu um alerta de chuva nesta quarta-feira (25) com volume estimado de 20 a 30 milímetros, válido até as 7h desta quinta-feira (26). Ainda conforme o órgão, as chuvas devem vir acompanhadas por rajadas de ventos de até 50 quilômetros por hora.

Segundo o meteorologista Dayan Diniz de Carvalho, do centro de climatologia TempoClima Puc Minas, na Grande BH as chuvas devem acontecer com baixa intensidade a partir da noite desta quarta. A previsão de chuvas se estende também pelos próximos dias na região e elas devem aumentar em sua intensidade, mas nada significativo.

A tendência para os próximos dias é que as nuvens se acumulem, mas ainda resultando em chuvas fracas. Os dias continuarão com sol, embora ele possa aparecer um pouco mais discreto.

O motivo do aumento na nebulosidade e, consequentemente, das chuvas, é a elevação do calor e da umidade, e também da frente fria que está entre o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, por exemplo, já há casos de chuvas com granizo.

Por este motivo é que nas regiões que fazem limite com Rio e São Paulo as chuvas serão mais fortes a partir desta quarta-feira. Segundo o meteorologista, as regiões do Estado onde deve chover com mais intensidade são a Zona da Mata, o Campo das Vertentes e o Sul de Minas.

Ainda na Grande BH, a temperatura média desta quarta-feira é entre 27° e 28°. Mas as temperaturas devem baixar com o início das chuvas à noite e devem ficar em torno de 22°. A umidade do ar é de aproximadamente 53%.

Dica

Em tempos de racionamento e crise hídrica os dias chuvosos são boas oportunidades para se captar a água da chuva e usar em diversas utilidades da casa para economizar. Confira clicando aqui e aqui, as reportagens que fizemos ensinando como montar um sistema simples e barato de captação de chuva. 

Leia tudo sobre: chuvaáguaprevisão do tempometeorologistaTempoClimaPuc Minas