Demanda por transporte aéreo doméstico aumenta 9,2% em janeiro

O fator de aproveitamento dos voos no mês de janeiro foi de 84,6%, quatro pontos percentuais acima do registrado em janeiro de 2014

iG Minas Gerais | Agência Brasil |

A demanda por transporte aéreo dentro do país aumentou 9,2% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com balanço divulgado hoje (25) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), na capital paulista. A oferta avançou 4,1%, e este foi o quinto mês consecutivo em que isso ocorreu.

O fator de aproveitamento dos voos no mês de janeiro foi de 84,6%, quatro pontos percentuais acima do registrado em janeiro de 2014. O número total de passageiros transportados nos voos domésticos foi de 9,7 milhões, 12,5% a mais do que o do mesmo período do ano passado.

De acordo com o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, uma das hipóteses para esse desempenho é a transferência de datas para as viagens de lazer do período da Copa do Mundo para este ano, além da valorização do dólar ante o real, que pode ter estimulado mais as viagens internas.

No mercado internacional a demanda teve aumento de 32,9% na comparação com janeiro de 2014. A oferta internacional cresceu 26,4%. O fator de aproveitamento cresceu 4,1 pontos percentuais, chegando a 84,8%. O total de passageiros transportados foi de 703,6 mil, 28% a mais do que em janeiro de 2014.

Sanovicz comentou ainda que a média de pontualidade no período da Copa do Mundo e em janeiro ficou em 92% e no carnaval 94,6%. “Foi realmente um trabalho expressivo desenvolvido e isso indica melhoria de performance e trabalho em conjunto feito entre todos os evolvidos no setor”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave