Estrutura de Guarujá é elogiada por associação de futebol da Suíça

A cidade paulista deseja receber delegações estrangeiras para as Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

As praias do município podem ser usadas como pontos de treinamento para atletas estrangeiros
Prefeitura de Guarujá/ Divulgação
As praias do município podem ser usadas como pontos de treinamento para atletas estrangeiros

A infraestrutura da cidade de Guarujá, no litoral paulista, agradou a Associação de futebol da Suíça (SWISS FA). O município espera receber delegações estrangeiras para as Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e a equipe suíça é uma das candidatas a ficar no local. Para elogiar a cidade, a Associação enviou uma carta de recomendação à prefeitura local.

“As instalações de treinamento estão em nível muito alto em um estádio recém-reformado, muito perto do Centro de Guarujá, não havendo a necessidade de se perder muito tempo para chegar lá e voltar. Além disso, o Rio de Janeiro, onde os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão, não é distante; os aeroportos de São Paulo não são difíceis de alcançar,” afirmou o diretor de Comunicação da SWISS FA, Marco von Ah, em trecho da carta.

A seleção de futebol da Suíça chegou a eleger a cidade como sede de treinamento para a Copa do Mundo de 2014. Porém, no sorteio dos jogos ficou definido que a equipe não jogaria no Sudeste, por isso a  SWISS FA resolveu trocar o município por Porto Seguro, na Bahia. No local ficaram hospedados a seleção da Bósnia Hezergovina.

A Prefeitura de Guarujá espera que várias equipes da Suíça decidam se hospedar no local, o que pode fortalecer o turismo esportivo no município.

“Hoje, poder ostentar uma carta de recomendação como esta demonstra que, mesmo após o término da Copa, entidades internacionalmente reconhecidas apostam no trabalho de Guarujá. Isso nos fortalece e facilita o contato com outras entidades, além dos comitês e federações olímpicas e paraolímpicas. Inclusive, a Suíça já manifestou o interesse de basear-se em Guarujá, para os Jogos Rio 2016, com treinamento da modalidade esgrima”, afirmou a secretária-adjunta de Turismo e coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais de Guarujá, Eunice Leão Grötzinger.

Cidade também quer atrair seleções de golf – O Golf Club do Guarujá também estará à disposição das seleções olímpicas, para a preparação dos Jogos de 2016. O local ocupa uma área com mais de 250 mil metros de Mata Atlântica nativa e preservada e os campos seguem as medidas da Associação Internacional de Golf (IGF).