Chuva requer mais atenção

Dirigir em pista molhada traz perigo para o motorista; saiba o que fazer nesse tipo de situação

iG Minas Gerais | Da redação |

felicidadeemfoco.com.br/Reprodução
undefined

O verão costuma ser uma época extremamente chuvosa. Diante desse cenário, o condutor deve ter cautela redobrada. Ricardo Leptich, da Divisão de Lâmpadas Automotivas e Especiais da Osram, enumera algumas dicas para que o condutor mantenha a segurança em quaisquer condições climáticas.

Os cuidados devem começar logo ao tirar o automóvel da garagem. Para garantir que não ocorram aquaplanagens, que consistem na perda total de aderência do pneu com o solo, é fundamental estar com esses componentes calibrados e em bom estado. Outro importante aliado para situações adversas é o freio, que deve ser inspecionado regularmente. Utilizar o freio sobre poças d’água também pode causar aquaplanagem, principalmente em carros sem ABS.

Situações chuvosas estão entre aquelas que mais exigem bom uso dos faróis, cuja manutenção deve ser constante. Faróis de milha e de neblina são itens opcionais que ajudam a orientar o motorista, porém, para chuvas de menor intensidade, a recomendação é que seja ligado apenas o farol baixo. Também é fundamental certificar o estado dos limpadores de para-brisa, o desembaçador e o sistema de sinalização de veículo.

Tão importante quanto o bom estado do carro é a condição do motorista. Mesmo nos primeiros minutos de temporal, a atenção já deve ser total. Há maior risco logo no começo da chuva, quando a mistura entre água, óleo e sujeiras tornam a pista mais escorregadia.

Imediatamente, nos primeiros sinais de chuva, o motorista deve, além de ligar os faróis e os para-brisas, reduzir a velocidade e aumentar a distância de outros veículos, sobretudo de ônibus e caminhões. Ultrapassagens e freadas bruscas, evidentemente, são ainda menos recomendadas. Mesmo que a visão pareça ser boa, pode ser que a situação seja diferente para os outros condutores.

Em casos de chuvas de granizo ou tempestades, o ideal é procurar um local seguro para manter o carro estacionado até que as condições melhorem. Evite ao máximo parar em acostamentos de rodovias, pois, em dias de pouca visibilidade, isso representa um grande risco de acidente, mesmo com utilização de triângulo e pisca-alerta. São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Leia tudo sobre: segurançachuva