Com 'estilo Demétrius', Minas tenta superar o Franca fora de casa

Treinador conseguiu formar uma equipe bem defensivamente, o que tem sido fundamental para a boa campanha no torneio nacional

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI E THIAGO PRATA |

Técnico minastenista, Demétrius Ferracciú, espera por mais uma boa atuação de seus comandados
Minas Tênis Clube/Divulgação
Técnico minastenista, Demétrius Ferracciú, espera por mais uma boa atuação de seus comandados

A aplicação tática tem sido um dos trunfos para a boa campanha do Minas Tênis Clube no Novo Basquete Brasil. A responsabilidade em saber se defender com a mesma qualidade que têm para atacar foi algo que os jogadores não precisaram de muito tempo para assimilar. Fruto do trabalho do técnico Demétrius Ferracciú, que espera que o time mantenha esta mentalidade para superar o Franca Basquete, nesta quinta-feira, às 20h, no Pedrocão.

“A gente orienta todos a saber a importância da parte defensiva. Os norte-americanos sempre enfatizaram a defesa. Na Europa hoje também é assim. E isso vai muito de cada técnico. Tem uns que dão mais liberdade no ataque. Mas o basquete mundial vem dando mostras de que a defesa faz ganhar um campeonato e não jogos”, destacou o treinador minastenista.

Demétrius lembra que a escola brasileira de basquete era mais agressiva, mas isso mudou com o passar dos anos. “No Brasil, é mais recente esta situação da defesa. Antes era mais ofensivo, porque tínhamos fenômenos como Marcelo Oscar. Mudou bastante e os técnicos estão incorporando bastante o sistema defensivo para os meninos de base”, disse.

Após tais ensinamentos, o técnico vê um Minas mais maduro e com elenco mais equilibrado do que no início da competição. “Os jogadores aproveitaram a situação para terem um espaço maior. Junto dos jovens, está a experiência dos adultos, o que resulta numa mescla interessante. Estão vendo a chance de crescer”, declarou.

O outro lado. Enquanto o Minas vai bem no campeonato, o Unitri-Pilhas Energizer tenta dar fim ao jejum de vitórias. Depois de cinco derrotas seguidas, o time de Uberlândia encara o Paschoalotto-Bauru, às 20h, no Panela de Pressão.