Performer de braços abertos

Retrospectiva de Marina Abramovic em SP prevê encontros da artista com o público

iG Minas Gerais |

Método. Além de expor suas obras, a artista sérvia vai ensinar seu método Abramovic
Will Oliver / AFP
Método. Além de expor suas obras, a artista sérvia vai ensinar seu método Abramovic

A partir de 11 de março, o Sesc Pompeia, em São Paulo, recebe a maior retrospectiva já realizada na América do Sul da artista e performer sérvia Marina Abramovic, “Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI”. A artista estará no Brasil e participa de oito encontros com o público durante a mostra, no teatro do Sesc Pompeia. Os encontros acontecem nos dias 11 e 26 de março; 1º, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril. A entrada será gratuita, sujeita a lotação do espaço. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Sesc Pompeia, no dia da atividade, a partir das 10h.

Dividida em duas partes, a exposição traz instalações criadas a partir de suas performances mais conhecidas, vídeos históricos e a aplicação do Método Abramovic. Na primeira parte, com curadoria de Jochen Volz, serão reunidas três instalações da artista: “The House with the Ocean View”, “The Artist Is Present” e “512 Hours”, que é inédita. A seção conta ainda com uma seleção de vídeos da artista e seus Objetos Transitórios.

Na segunda parte, com curadoria de Abramovic, Paula Garcia e Lynsey Peisinger, o MAI (Marina Abramovic Institute)” apresenta o Método Abramovic, em que o público poderá participar de uma série de atividades em um período de duas horas. A curadoria selecionou oito artistas brasileiros que realizarão performances durante a exposição. São eles Ayrson Heráclito, Fernando Ribeiro, Grupo Empreza, Maikon K, Marco Paulo Rolla, Maurício Ianês, Rubiane Maia e Paula Garcia. A mostra fica em cartaz até o dia 10 de maio, com funcionamento de terça a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 18h.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave