Habitantes das Malvinas ridicularizam cédula argentina com desenho das

Habitantes das Malvinas ridicularizam cédula argentina com desenho das ilhas

iG Minas Gerais | Folhapress |

Cristina Kirchner lançou a nova moeda de 50 pesos argentinos com desenho das ilhas Malvinas
Presidência da Argentina
Cristina Kirchner lançou a nova moeda de 50 pesos argentinos com desenho das ilhas Malvinas

A nova cédula de 50 pesos, que começará a circular na Argentina na próxima semana, virou piada nas Ilhas Malvinas.

A nota é ilustrada com desenhos do arquipélago, controlado pelos ingleses, mas cujo domínio é alvo de reclamação dos argentinos desde o século XIX. E leva a seguinte frase: "Ilhas Malvinas: Um amor soberano".

A presidente Cristina Kirchner apresentou a nova nota em abril do ano passado, quando se completaram 32 anos da Guerra das Malvinas -em 1982, o governo militar argentino tentou reaver o território e foi derrotado pelos ingleses.

Nas redes sociais, os kelpers (cidadãos da ilha, em sua maioria descendentes de colonos britânicos) debocharam da iniciativa.

"Surpreso de que puderam pagar uma impressora colorida", provocou, pelo Twitter, a agência Tiny Cow, que defende o domínio britânico do arquipélago.

Outros também debocharam. "Pedaço de papel inútil. É preciso seis notas dessas para comprar uma mug [caneca] de café", escreveu outro internauta identificado como Feibian.

Também pelo Twitter, a equipe da Casa Rosada fez um comentário: "Os kelpers e os jornalistas do Clarín zombam da cédula que homenageia a soberania nacional sobre as Malvinas" e exibiu os comentários da Tiny Cow.

Pelo câmbio paralelo, uma nota de 50 pesos vale cerca de US$ 4 ou, segundo a taxa de câmbio oficial, US$ 5,70.

A nova cédula surge em um momento de forte desvalorização da moeda argentina. Segundo o instituto privado Congreso, a inflação no país bateu 38% no ano passado.

Como resultado disso, a maior parte do dinheiro em circulação no país se concentra hoje em notas de 100 pesos, as de maior valor. Duas de cada três notas em uso na Argentina são de 100 pesos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave