Carona para amiga em jato a serviço do Banco do Brasil

Socialite também conseguiu empréstimo em 2013

iG Minas Gerais |

Brasília. O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, deu carona para a socialite Val Marchiori e mais dois amigos num jato a serviço do Banco do Brasil (BB) na época em que era o presidente do banco, segundo o depoimento de um ex-vice-presidente do BB ao Ministério Público.  

Bendine e o então vice-presidente da área internacional do banco, Allan Toledo, viajaram para Buenos Aires em missão oficial em 20 de abril de 2010, para concluir a aquisição do Banco da Patagonia.

“Val Marchiori acompanhava Aldemir Bendine, sendo que se tratava de avião pequeno. Neste voo foi um casal de amigos de Bendine ou de Marchiori, além do próprio depoente e dois pilotos”, disse Toledo em seu depoimento, prestado em novembro.

Três anos depois dessa viagem, Marchiori obteve um empréstimo de R$ 2,7 milhões do Banco do Brasil para sua empresa, numa operação que contrariou normas internas do banco e se tornou alvo de investigação do Ministério Público e da Polícia Federal.

Toledo não deixou claro no depoimento em qual trecho da viagem Marchiori foi no avião com os executivos. Três ex-dirigentes do BB que pediram para não ser identificados disseram que Marchiori e seus amigos estavam no voo de volta ao Brasil.

A assessoria do BB negou que Marchiori tenha voado no avião usado por Bendine. O jato pertencia ao Banco da Patagonia e foi emprestado para o BB, que controla quase 60% do capital do banco argentino.

A oposição quer explicações do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, sobre a carona. Líderes do DEM e do PSDB devem apresentar requerimentos nas comissões da Casa convidando Bendine a tratar do caso. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) disse que também solicitará à Secretaria de Aviação Civil dados de voos à Argentina em missão do banco público em 2010. “Se for provado que Bendine mentiu não há como ele continuar como presidente da Petrobras”, disse Mendonça.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave