EUA divulgam avaliações de militar que inspirou 'Sniper Americano'

Além das avaliações, foi divulgado o documento de saída do atirador que inspirou o personagem do longa, em 2009; Chris Kyle foi considerado o atirador mais letal da Marinha americana, com 255 mortes

iG Minas Gerais | Folhapress |

undefined

A Marinha dos Estados Unidos divulgou nesta semana as avaliações feitas por oficiais militares sobre o atirador de elite Chris Kyle, cuja história foi base para o filme 'Sniper Americano', vencedor do Oscar de edição de som e indicado a outras cinco categorias.

Os documentos foram divulgados pelos militares após solicitação do site MuckRock e divulgados na última sexta-feira (20).

Além das avaliações, foi divulgado o documento de saída do atirador, em 2009. Chris Kyle foi considerado o atirador mais letal da Marinha americana, com 255 mortes. Ele foi morto em 2 de fevereiro de 2013 no rancho onde morava no Texas.

Na primeira avaliação, do período entre junho de 2003 e março de 2004, os superiores de Kyle pedem que ele seja elevado de patente devido a sua liderança na tropa e sua destreza no campo de batalha.

No período anual seguinte, os oficiais o qualificaram como o "soldado do ano", com "coragem sem igual" e função importante durante a chamada segunda batalha de Fallujah, entre tropas americanas e milicianos iraquianos em novembro de 2004.

Por outro lado, eles dizem "suas contribuições para o sucesso contra a insurgência no Iraque não podem ser exageradas". Ele volta a ser recomendado a elevação de patente três vezes entre 2005 e 2007 e é considerado "um dos melhores atiradores de elite da história das Forças Armadas americanas".

Devido a suas habilidades, os oficiais também o recomendaram para o SEAL Team 6, grupo de elite responsável pela operação que matou Osama bin Laden, principal líder da rede terrorista Al Qaeda. Em seu livro, que deu base ao filme, Chris Kyle diz que lamenta não ter tentado chegar ao Team 6. Ele afirma que, na época, ele preferiu não tentar porque o grupo não usava atiradores com tanta frequência com no que estava.

No cinema, Chris Kyle é interpretado pelo ator Bradley Cooper, que concorreu ao Oscar de melhor ator, mas perdeu para Eddie Redmayne, que viveu o físico Stephen Hawking em "A Teoria de Tudo".

Leia tudo sobre: 'Sniper Americano'documentosEUAguerraatiradoroscar